A cidade de Sarandi se prepara para receber as atividades da primeira edição do programa Paraná em Ação, que começa nesta sexta-feira (26) e vai até o domingo (28) com programação das 9h às 17h. O evento acontece no Ginásio de Esportes Tancredo Neves e a abertura oficial está prevista para às 10 horas desta sexta-feira com a presença do governador em exercício, Flavio Arns, do secretário Especial de Relações com a Comunidade, Wilson Quinteiro, do prefeito de Sarandi, Carlos de Paula, entre outras autoridades.

O programa, que tem o apoio do Governo do Estado e da RPCTV, foi desenvolvido pela Secretaria de Relações com a Comunidade com o objetivo de dar oportunidade do exercício da cidadania plena, principalmente a população menos favorecida. “È a oportunidade de resgate da cidadania, onde o Estado vai ao encontro das pessoas”, disse o secretário.
Serviços - A grande novidade do novo modelo do Paraná em Ação é a parceria efetiva com o Poder Judiciário, que se junta aos parceiros do programa com o projeto Justiça nos Bairros para atender a população em ações na área de família, como divórcio consensual e litigioso, reconhecimento e dissolução de união estável, reconhecimento de paternidade e maternidade, guarda e responsabilidade, regulamentação de visitas, alimentação e revisionamento de alimentos. Na área cível, retificação de Registro Civil, suprimento de idade para casar, lavratura de assento de nascimento tardio e interdição.
Edson Luiz Arantes, que coordena toda a programação e o trabalho dos parceiros do evento afirma que essa edição terá uma gama muito grande de serviços a disposição da população. “Além da emissão gratuita de documentos e serviços judiciários e extrajudiciários, a população de Sarandi e região terá acesso a oficinas com base em sustentabilidade”, explica Edson Arantes. Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos ministrarão oficinas que ensinam a montar um aquecedor solar com garrafas pet e embalagens longa vida, e também a confecção de sacolas retornáveis e aventais feitas de banners descartados pela empresas
Para as crianças a atração será a vendinha do fisco, onde aprendem a importância da nota fiscal. As crianças assistem ao vídeo com personagens do Ziraldo depois recebem dinheiro de brincadeira e vão às compras. Ao final, quem voltar com a nota fiscal preenchida corretamente recebe o brinde da Receita Estadual. Outra atividade para as crianças é a orientação do Detran. Depois de ouvir as regras de comportamento perante o trânsito, elas recebem um bloquinho de multas para fiscalizar os pais. As infrações para os pais são balas, pirulitos e doces, conforme a gravidade da infração.
Além de Sarandi, serão beneficiados 18 municípios vizinhos: Ângulo, Doutor Camargo, Flórida, Floresta, Iguaraçu, Itambé, Ivatuba, Jandaia do Sul, Mandaguari, Mandagauçu, Marialva, Maringá, Munhoz de Melo, Ourizona, Paiçandu, São Jorge do Ivaí e Santa Fé.
Postado por: Assessoria
Nenhum comentário :
Postar um comentário