A estrutura, denominada Unidade de Alergia, Imunologia e Pneumologia do HC, está instalada atrás do HC, no centro de Curitiba e recebeu investimentos de R$ 1,1 milhão. As obras, iniciadas após a aquisição do imóvel autorizada pelo ex-governador Roberto Requião, demoraram seis anos para ficarem concluídas.
A reforma do local só foi possível graças aos recursos do Provopar (Programa do Voluntariado Paranaense), autorizados no último ano da gestão de Lúcia Arruda, em 2010. A aquisição de móveis e equipamentos é resultado do trabalho da Associação de Amigos do HC, com apoio da Volvo.
Arte da transformação
“A política é a arte de transformação e ajudar nesta transformação é uma obrigação de todos nós”, disse João Arruda. O deputado destacou a iniciativa da empresa Volvo, “que é um exemplo. Meu mandato está à disposição da UFPR e do HC para dar continuidade a este trabalho que começou com minha mãe no Provopar e o ex-governador e hoje senador Requião”, completou.
Parcerias
A ex-presidente do Provopar, Lúcia Arruda, lembrou ações junto ao HC. “Mas esta casa é especial. Foi um parto difícil e doloroso, que durou mais de seis anos, mas hoje estamos vendo o filho nascer”, disse. “Se fosse ter um nome esta casa se chamaria vitória”, concluiu.
A estrutura vai abrigar o primeiro centro de pesquisas sobre conjuntivite alérgica do Brasil, informou o chefe do Serviço de Doenças Respiratórias Pediátricas do HC, Nelson Augusto Rosário Filho. “Em média, o HC atende 450 crianças por mês com asma decorrente de problemas respiratórios”, disse.
Contexto
“Esta casa foi um parto prolongado, mas saiu a contento”, frisou Rosário Filho. Ele relembrou que o projeto chegou ao ex-governador por obra do ex-secretário estadual de Saúde, Cláudio Xavier, mais tarde até Lúcia Arruda.
“Agora teremos um centro de pesquisa pediátrica de doenças respiratórias”, informou o chefe do Serviço de Doenças Respiratórias Pediátricas do HC. E completou: “Só se consegue se desenvolver se há pesquisas”, completou.
Alegria da vitória
O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, agradeceu o apoio recebido da sociedade e lideranças políticas do Paraná para a instalação da unidade. “É sempre uma alegria participar destes momentos de vitória”, concluiu.
Participaram ainda da solenidade o presidente da Associação de Amigos do HC, José Toaldo Filho, o secretário de Saúde de Curitiba, Adriano Massuda, a diretora do HC, Heda Amarante, a diretora do Departamento de Saúde do HC, Claudete Regiane, o vice-reitor da UFPR, Rogério Andrade Mulinari, médicos e estudantes de medicina.
Medicina Respiratória Pediátrica do HC começou em 1980
O Serviço de Medicina Respiratória Pediátrica do HC iniciou suas atividades em 1980, e já formou 50 especialistas. Como centro de pesquisas, o Serviço tem parceria ativa com a Unibrasil, Unifesp, USP São Paulo, USP Ribeirão Preto e com pesquisadores internacionais, vindos da Itália, Estados Unidos e Áustria.
“Teses de doutorado e dissertações de mestrado foram desenvolvidas neste Serviço”, conta o médico e alergologista Nelson Augusto Rosário Filho, que é chefe do Serviço. Junto com a pesquisa clínica, disse, isso trouxe recursos para a Universidade e contribuiu para a formação de jovens médicos e pesquisadores.
“Estes fatos colocaram o Departamento de Pediatria, o Hospital de Clínicas e a Universidade Federal do Paraná no mapa do mundo acadêmico da área de doenças respiratórias.” Os resultados das pesquisas são apresentados em eventos nacionais e internacionais.
“Ex-alunos já estagiaram em centros como os de Portugal, Itália, Dinamarca, Canadá, Estados Unidos e Inglaterra”, concluiu. (Box com informações da assessoria do HC)
Foto legenda 1 (pedriatria respiratorias0103)
Deputado João Arruda fala durante a inauguração da Unidade de Alergia, Imunologia e Pneumologia do HC
Foto legenda 2 (pedriatria respiratorias0103a)
Autoridades descerram as placas inaugurais da nova unidade do Hospital de Clínicas da UFPR
Fotos: André Rodrigues
Deputado Federal João Arruda
Assessoria de Imprensa (41) 3078-5633 www.twitter.com/joao_arruda
joao_arruda@yahoo.com www.joaoarruda.com.br
Nenhum comentário :
Postar um comentário