Perto de 14 mil pessoas passaram pelos estandes do Paraná em Ação realizado no último fim de semana (4 à 6 de novembro), na Praça Renato Celidônio, no centro de Maringá. O evento encerrou suas atividades com mais de 42 mil atendimentos superando em 50% o evento realizado no município em 2009, quando foram atendidas cerca de 20 mil pessoas.
Durante os três dias, a população de Maringá e região Norte usufruiu mais de 50 serviços totalmente gratuitos que proporcionaram acesso à cidadania, saúde e inclusão social. “Esses números comprovam a importância do Paraná em Ação no resgate da cidadania e na inclusão social dos paranaenses”, avaliou o secretário de Relações com a Comunidade, Wilson Quinteiro.
Num dos estandes mais movimentados, equipes da Serc e da Ação Social da prefeitura de Maringá, em parceria com instituições estaduais como o Instituto de Identificação do Paraná, formalizaram 879 processos para emissão de carteira de identidade sem custo. O documento será entregue em no máximo 40 dias, pelo correio. Também foram protocolados 748 pedidos de emissão de CPF e 333 pedidos de emissão de carteira de trabalho.
“Esse número expressivo de atendimento só foi possível graças á parceria com órgãos dos governos do Estado, do município e Federal e o trabalho voluntário dos servidores públicos e da iniciativa privada, que abriram mão de seu fim de semana para atender a comunidade de Maringá”, afirmou o coordenador geral do evento, Edson Luiz Arantes.
Serviços de saúde - O Paraná em ação também reuniu profissionais que orientaram os visitantes sobre os cuidados com a saúde e o bem estar. O número de atendimentos dos serviços de saúde foi bastante expressivo. Entre exames preventivos de urina, acuidade visual, pressão arterial, glicemia, sinais vitais e avaliação física, foram contabilizados 9.634 mil atendimentos.As terapias alternativas, como Reiki, Acupuntura Auricular e reflexologia também foram bem recebidas pela população, totalizando 600 atendimentos nos três dias do evento.
Segurança Pública – O Núcleo de Proteção à Criança e Adolescente Vítima de Crime (NUCRIA) orientou 2.463 crianças e adolescentes, por meio da distribuição de folders educativos e preventivos. “Muitos pais também ouviram as orientações”, disse a delegada Eunice Bonome.
Outro estande que chamou a atenção das crianças foi o do Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (SICRIDE). A delegada Ana Claudia Machado explicou que as orientações são repassadas por meio de um jogo de dados. “Através do jogo orientamos as crianças a não falar e não receber doces ou presentes de estranhos” disse a delegada. Em torno de 1.468 crianças de Maringá e região aprenderam enquanto se divertiam.
Outro estande que chamou a atenção das crianças foi o do Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (SICRIDE). A delegada Ana Claudia Machado explicou que as orientações são repassadas por meio de um jogo de dados. “Através do jogo orientamos as crianças a não falar e não receber doces ou presentes de estranhos” disse a delegada. Em torno de 1.468 crianças de Maringá e região aprenderam enquanto se divertiam.
Secretaria Especial de Relações com a Comunidade Assessoria de Imprensa
Tânia Mára Schweder : imprensa@serc.pr.gov.br : (41) 3350-1274
Tânia Mára Schweder : imprensa@serc.pr.gov.br : (41) 3350-1274
Nenhum comentário :
Postar um comentário