"O caso que vou relatar não vem a ser uma critica, ou mesmo uma forma de querer denegrir a administração e setor responsável, apenas para que se saiba que grande desperdício de água potável vem acontecendo.
Ao ir até o cartório no centro de Sarandi, próximo da casa da cultura Irmã Antona, do Sinval Clementino de Mendonça e seu companheiro de longos anos, Akyo, enquanto aguardava, me veio a incontrolável vontade de ir ao WC, do inglês, water closed, para nós, banheiro, para aliviar a bexiga que começava a fazer pressão.
Então, resolvi ir até a casa da cultura ali em frente, sendo um local público poderia fazer uso do sanitário sem empecilho ou constrangimento.
Lá chegando notei que o WC masculino estava com uma enorme chapa de madeira em frente, tendo na parte inferior dois pés em sentido cruzado para dar sustentabilidade e equilíbrio, bem na entrada bloqueando a entrada, e um cartaz que dizia, “MANTENHA A PORTA FECHADA “.
Entendendo poder entrar, desta forma, afastei a placa de madeira e adentrei ao WC.
Entre tantas portas e vasos sanitários, optei por usar o penúltimo, no sentido de quem entra.
Após aliviar a bexiga apertei o botão da válvula, qual foi minha surpresa ao notar que a água não parava de escorrer, puxei, apertei, girei, para tentar conter o vazamento, mas em vão.
Ao sair, fiquei imaginado, com este fluxo, no mínimo se perde um litro de água a cada dois minutos, o que resultaria em (30), trinta litros em uma hora, (720) setecentos e vinte litros em 24 horas, em um mês seria desperdiçado em torno de (21.600) vinte e um mil e seiscentos litros de água potável.
É de máxima urgência que se resolva este vazamento, o diretor da cultura pode nem saber disso, o prefeito de Sarandi também pode nem ter conhecimento do fato, o superintendente da Autarquia Águas de Sarandi, nosso amigo Valdir da Silva, também não tem bola de cristal, e mesmo assim não seria seu caso, pois está no interior do prédio o referido vazamento, a responsabilidade da autarquia seria somente vazamento em rede (na rua) ou no cavalete da ligação de água.
A água é o liquido da vida, muitas pessoas morrem em outros estados e continentes por sua falta ou escassez, poderá ficar escassa aqui também. Sejamos conscientes. Vamos evitar desperdício.
"
Nenhum comentário :
Postar um comentário