segunda-feira, 20 de junho de 2011

Secretaria apresenta na Assembleia o Plano Estratégio de Turismo do PR

Follow momentodez on Twitter Apresentação foi convocada pelo presidente da Comissão de Turismo da Assembleia, Anibelli Neto. Novas reuniões serão convocadas para debater os projetos da Copa 2014

         O secretário estadual de Turismo, Faisal Saleh, aceitou convite do presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa, deputado Anibelli Neto (PMDB), para apresentar o plano de turismo do Paraná para a gestão 2011-2014. A reunião, nesta segunda-feira (20), aconteceu na Sala das Comissões e contou com participação de deputados, membros da Secretaria e representantes do trade turístico regional.

         “Convocamos esta reunião para avançarmos no debate sobre o turismo do nosso Estado”, informou Anibelli Neto. De acordo com o deputado, é preciso que o Governo do Estado amplie a atenção ao setor em todas as regiões do Paraná. “Hoje o turismo recebe 0,02% do orçamento. Precisamos entender mais sobre este tema para cobrar maior participação nos recursos do Governo do Estado”, completou o deputado.

         Faisal fez uma apresentação das ações estratégicas da Secretaria, voltadas ao reposicionamento do turismo como fator de desenvolvimento econômico e social do Paraná. O secretário fez um detalhadamente dos programas do Paraná, em nível nacional e internacional.

         PROTAGONISMO – “Dentro desta gestão estratégica do turismo, é importante que o Paraná se posicione nacional e internacionalmente no sentido de divulgar seus atrativos. Nosso Estado, pelos seus atrativos, precisa participar na construção da política de divulgação e promoção do turismo brasileiro”, destacou Faisal.

         Segundo ele, o trabalho desenvolvido pela Secretaria nestes primeiros cinco meses de governo, vai de encontro as regiões turísticas do Paraná. “Esta ação procura respeitar as especificidades de cada região”, frisou.

         O Paraná, de acordo com Faisal, tem três destinos indutores do turismo: Foz do Iguaçu, Curitiba e Paranaguá. “Ponta Grossa, Londrina e Maringá também estão perto de chegar a esta posição”, informou.

         ESTRATÉGIA – Entre as ações listadas pelo secretário, dentro do plano estratégico, estão a cooperação em turismo nacional e internacional, o fundo e o conselho estadual de turismo, o planejamento estratégico do  turismo do Paraná e gestão regional do turismo, o impacto econômico do turismo no Paraná, a demanda e a oferta turística, a análise conjuntural do turismo e a indicações de gestão.

         Faisal também destacou os projetos especiais da Secretaria para a Copa 2014, a criação da Unidade de Inteligência e o DNA turístico. “A proposta é levar para Foz do Iguaçu, aproveitando a estrutura lá existente, de um Centro Internacional de Inteligência de Turismo”, completou.

         AUDIÊNCIAS – O presidente Anibelli Neto destacou a apresentação e colocou a Comissão a disposição para apresentar problemas e debater soluções para o turismo do Paraná. “Vamos percorrer todas as regiões do Estado, promovendo audiências, e levantando as demandas de cada localidade”, disse.

         O deputado Pedro Lupion (DEM) defendeu novas convocatórias de Faisal Saleh para ampliar o debate a participação da Assembleia na gestão do turismo do Paraná. O presidente da Comissão aceitou proposta e já combinou com Faisah Saleh.

         “Esperamos contar com a colaboração do secretário para realizarmos novos debates e aprofundar os debates da pasta, principalmente em relação aos preparativos de Curitiba e do Paraná para os jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014”, disse Anibelli Neto.

         LINDEIROS AO LAGO ITAIPU – O deputado Ademir Bier (PMDB) propôs a realização de uma audiência nos municípios próximos ao Lago Itaipu. Segundo ele, existe um estudo promovido pelo Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, que pode contribuir na melhoria do turismo.

         A região abriga, inclusive, cinco bases náuticas que foram construídas para a realização dos Jogos da Natureza e desde então estão desativadas. Participaram do encontro os deputados Edson Praczyk (PRB) e Bernardo Carli (PSDB), técnicos da Secretaria de Turismo e representantes do trade turístico do Estado.
                                              Foto legenda (anibelli neto comissao2006)

O secretário de Turismo do Paraná, Faisal Saleh e o deputado Anibelli Neto durante audiência na Comissão de Turismo da Assembleia
Foto: Nani Góis

Assembleia Legislativa do Paraná
Liderança do PMDB
Deputado Caíto Quintana
www.twitter.com/DeputadoCaito
Ronildo Pimentel
(41) 3350-4156, 9176-8814 e 9188-8956

Nenhum comentário :