quarta-feira, 6 de março de 2013

Curi quer criar a Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica Contra a Mulher

Follow momentodez on Twitter   Os altos índices de violência doméstica contra a mulher estão preocupando o deputado estadual Alexandre Curi (PMDB). O parlamentar apresentou esta semana, que antecede o Dia Internacional da Mulher, uma indicação ao governador Beto Richa (PSDB), sugerindo a implantação da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica Contra a Mulher.


A intenção, segundo Curi, é criar estruturas semelhantes às patrulhas já implantadas nos estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul, garantindo a redução deste tipo de crime. “Nossa proposta quer combater os casos em que maridos, companheiros, filhos, pais e demais parentes, praticam violência contra as mulheres dentro de casa”, frisou.

A criação da patrulha, afirma o deputado, está embasada na lei 11.340/2006, conhecida como a Lei Maria da Penha. “A indicação busca não somente a quebra do ciclo de violência sofrido por estas mulheres, mas também a recuperação da autoestima e dignidade, além da independência financeira para estas vítimas”, frisou.

Contexto
A implantação da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica Contra a Mulher, adianta o deputado, será executada pela Polícia Militar. “A Polícia Militar pode atuar em conjunto com os outros órgãos de segurança e reduzir a violência contra a mulher”.

O Brasil é o sétimo país no mundo em número de homicídios de mulheres. De 1980 a 2010, foram assassinadas 92 mil, quase metade dos casos (41%) dentro da própria residência, segundo o Mapa da Violência contra a Mulher do Instituto Sangari.

Dia Internacional da Mulher
No próximo 8 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher, que teve origem em 1917, nas manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho.

A data passou a ser comemorada nos países em dias diferentes até 1977, quando a ONU definiu o 8 de março em homenagem as 129 operárias que morreram queimadas em 1857, presas dentro da tecelagem onde trabalhavam perto de Nova Iorque.
Foto legenda (alexandre curi0603)
Deputado Alexandre Curi está preocupado com os altos índices de violência contra a mulher no Estado
Foto: Sandro Nascimento/Alep

Assembleia Legislativa do Paraná Liderança do PMDB
Deputado Teruo Kato
Ronildo Pimentel / Olir Pivatto
(41) 3350-4156, 9176-8814 e 9819-4489

Nenhum comentário :