segunda-feira, 4 de março de 2013

Por uma Sarandi cidadã.

Follow momentodez on Twitter      Bom dia povo de Deus! Carta da IGREJA CATÓLICA DE SARANDI, analisando o atual momento político, que vive nossa cidade!

Por uma Sarandi cidadã.

“Não é miserável a república onde há delitos, se não onde falta o castigo deles.” (Pe Vieira)“Não é miserável a república onde há delitos, se não onde falta o castigo deles.” (Pe Vieira)

Na aparente indiferença e não entendimento do porquê o afastamento do Prefeito e Secretário de educação esconde-se uma preocupação de nossa cidade com a situação política que estamos passando ao sofrer na pele a situação da saúde e infraestrutura, entre outros, gerando uma sensação de abandono e insegurança sem saber a quem recorrer.

Como padres da Igreja Católica de Sarandi, conscientes que, “para a Igreja, a fé deve ordenar toda vida do homem e todas as suas atividades, também no que se refere à ordem política”(Doc. CNBB – Exigências cristãs de uma ordem política, n.4) , queremos oferecer nossa reflexão e contribuição, por certo limitada, porém necessária na atual conjuntura política da cidade. Não estamos aqui com o “dedo em riste”, para dizer ou apontar se houve ou não delito. Mesmo porque as investigações e apurações não foram concluídas pelo Ministério Público do Paraná. Todavia, não podemos admitir que a segunda maior cidade da região metropolitana de Maringá continue à “deriva”, sustentando dois prefeitos indefinidamente, sem saber “quem é quem”. Ainda que tudo esteja legitimado e respaldado constitucionalmente.

Perguntamos onde está a Câmara de vereadores? Não é ela a “fiel” representante do povo, para fiscalizar, cobrar e esclarecer aos cidadãos e cidadãs sarandiense o ocorrido? No entanto, o que assistimos? Uma sessão relâmpago na abertura do ano legislativo, com duração que não passou de cinco minutos com leitura da bíblia e a aprovação de três requerimentos. Não bastasse isso, rejeitaram um pedido de abertura de investigação e fecharam o mês com “chave de ouro”, aprovando diárias para chefe de gabinete, procurador jurídico, secretários e vice-prefeito.

Acreditamos, também, que a imprensa local e regional, concessões estas “públicas”, informem sem esconder, distorcer ou manipular as verdades dos fatos, contribuindo assim para que os cidadãos e cidadãs sarandienses possam acompanhar e participar ativamente da vida política de nossa cidade.

Conclamamos a população em acompanhar, atentamente, os fatos acontecidos e cobrar dos representantes eleitos as devidas explicações e punições, se houve delito.

Com o desejo de ajudar Sarandi a participar construtivamente do processo democrático,




 
































Padre Luiz Azevedo Azevedo
-Paróquia São Paulo Apostolo

 

Pe José Aparecido de Mirando
– Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus

 

Pe Décio Valdevino Marques
- Paróquia Nossa Senhora da Esperança

 

Pe Ivaldir Camaroti do Reis
– Paróquia Nossa Senhora das Graças

Nenhum comentário :