quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Indo para o litoral

Follow momentodez on Twitter

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Cancelada a audiência pública

Follow momentodez on TwitterSegundo o diretor do IAP que tambem esteve presente ontem na casa da cultura, não foi possivel realizar a audiência, optou por cancelar a mesma devido a grande manifestação popular.
Pode ser que venha a acontecer a tal audiência pública, mas por enquanto não se tem outra data definida.
Já para o empresário Bueno, proprietário da AMBISUL, antiga PAJUAN, Sarandi perde com o impedimento do aumento do aterro sanitário, para que possa receber lixo de outras localidades, pois estaria sendo gerado centenas de  empregos.
Afirmou  estar chateado com as ações dos edis envolvidos, para ele, estes movimentos são manobras politica.
Por enquanto, outra audiência pública em Sarandi está sem data definida.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Informação Recebida por e-mail

Follow momentodez on TwitterMobilização popular suspende audiência pública em Sarandi



"Chegamos agora há pouco de Sarandi e saímos de lá com a sensação de dever cumprido e defendo que sempre que os trabalhadores e a juventude se põem em movimento é possível vencer.

A indignação da população presente na Casa da Cultura e as intervenções de diversas lideranças dentre elas dos militantes do PSTU fez com que o IAP recuasse na tentativa de, no apagar das luzes, legitimar a Ambisul (grupo Pajoan) a ampliar o aterro sanitário da cidade, suspendendo a realização da audiência pública e com isso não permitindo a concessão da ampliação do aterro pelo menos nesse momento.


Nenhum representante da Prefeitura de Sarandi compareceu, demonstrando, mais uma vez, de que lado está o prefeito Carlos de Paula, quando precisa se posicionar em favor dos interesses da população trabalhadora da cidade.


O prefeito tem poderes legais para barrar a vinda do lixo e reestatizar o aterro mas não o faz.


Por isso seguimos na luta, apoiando a mobilização dos trabalhadores e da juventude de Sarandi e defedendo a aprovação do projeto de iniciativa popular contra a vinda do lixo e pela reestatização da gestão do lixo.


Parabéns aos lutadores que estiveram presentes e contem com o PSTU nas próximas mobilizações."




"Sarandi não é lixão!


Reestatização já, sob controle dos trabalhadores!"




PSTU - Maringá


PSTU - Sarandi

Fonte : Recebido por e-mail

Espectativa no ar

Follow momentodez on Twitter

Assim que colhermos informações de como foi a Audiência Pública desta segunda feira dia 27, estaremos postando, pois é algo de interesse geral.
Entendemos que o problema do lixo não é somente aqui em Sarandi, é um problema mundial, pois onde existem pessoas, geram lixo, onde existem industrias, geram lixo, é mesmo algo que preocupa..

Dia D : Audiência Pública hoje


Follow momentodez on Twitter
                                      Audiência Pública :
                  O IAP marcou para o dia 27/12 , segunda feira , na Casa da Cultura. 
 
A audiência acontecerá às 19Hr no auditório Irmã Antona, no centro de Sarandi.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Maringá vai receber arrancadão de caminhões no fim de semana

Caminhões em alta velocidade. Esta será a atração principal do Maringá    Racing Truck, que ocorre neste fim de semana, no Race Park, em Maringá    (localizado na rodovia PR-317 – KM 108,7, na saída para Campo Mourão).                                           
 No sábado (18), haverá uma espécie de aquecimento para o público. Às     13h, está agendado um treino livre      dos caminhões. Pouco antes, às 11h,  os mesmos veículos devem realizar     um desfile na Avenida Brasil.             
No domingo (19), haverá, ainda, outro treino livre, às 9h. No início da tarde, às 13h30, os motoristas vão correr para valer. As provas serão realizadas durante toda a tarde. Os troféus serão entregues aos vencedores por volta das 18h30.
Fonte :  Gazeta Maringá

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Quem adoece primeiro:O corpo ou a alma?

QUEM ADOECE PRIMEIRO: O CORPO OU A ALMA?


Entrevista com o Dr. Jorge Carvajal, médico cirurgião da Universidade de Andaluzia, Espanha, pioneiro da Medicina Bioenergética. 10 de março 2009.

Na realidade, boa parte das enfermidades são exatamente o contrário: são a resistência do corpo emocional e mental à alma . Quando nossa personalidade resiste aos desígnios da alma, adoecemos.


A Saúde e as Emoções

Há emoções prejudiciais à saúde? Quais são as que mais nos prejudicam?

70 por cento das enfermidades do ser humano vêm do campo da consciência emocional. As doenças muitas vezes procedem de emoções não processadas, não expressadas, reprimidas. O medo, que é a ausência de amor, é a grande enfermidade, o denominador comum de boa parte das enfermidades que temos hoje. Quando o temor se congela, afeta os rins, as glândulas suprarrenais, os ossos, a energia vital, e pode converter-se em pânico.


Então nos fazemos de fortes e descuidamos de nossa saúde?

De heróis os cemitérios estão cheios. Tens que cuidar de ti. Tens teus limites, não vás além. Tens que reconhecer quais são os teus limites e superá-los, pois, se não os reconheceres, vais destruir teu corpo.


Como é que a raiva nos afeta?

A raiva é santa, é sagrada, é uma emoção positiva, porque te leva à autoafirmação, à busca do teu território, a defender o que é teu, o que é justo. Porém, quando a raiva se torna irritabilidade, agressividade, ressentimento, ódio, ela se volta contra ti e afeta o fígado, a digestão, o sistema imunológico.


Então a alegria, ao contrário, nos ajuda a permanecer saudáveis?

A alegria é a mais bela das emoções, porque é a emoção da inocência, do coração e é a mais curativa de todas, porque não é contrária a nenhuma outra. Um pouquinho de tristeza com alegria escreve poemas. A alegria com medo leva-nos a contextualizar o medo e a não lhe darmos tanta importância.


A alegria acalma os ânimos?

Sim, a alegria suaviza todas as outras emoções, porque nos permite processá-las a partir da inocência. A alegria põe as outras emoções em contrato com o coração e dá-lhes um sentido ascendente. Canaliza-as para que cheguem ao mundo da mente.


E a tristeza?

A tristeza é um sentimento que pode te levar à depressão quando te deixas envolver por ela e não a expressas, porém ela também pode te ajudar. A tristeza te leva a contatares contigo mesmo e a restaurares o controle interno. Todas as emoções negativas têm seu próprio aspecto positivo. Tornamo-las negativas quando as reprimimos.


Convém aceitarmos essas emoções que consideramos negativas como parte de nós mesmos?

Como parte para transformá-las, ou seja, quando se aceitam, fluem, e já não se estancam e podem se transmutar. Temos de canalizá-las para que cheguem à cabeça a partir do coração. Que difícil! Sim, é muito difícil.
Realmente as emoções básicas são o amor e o medo (que é ausência de amor), de modo que tudo que existe é amor, por excesso ou deficiência. Construtivo ou destrutivo. Porque também existe o amor que se aferra, o amor que superprotege, o amor tóxico, destrutivo.

Como prevenir a enfermidade?

Somos co-criadores, portanto creio que a melhor forma é criarmos saúde. E, se criarmos saúde, não teremos que prevenir nem combater a enfermidade, porque seremos saúde.


E se aparecer a doença?

Teremos, pois, de aceitá-la, porque somos humanos. Krishnamurti também adoeceu de um câncer de pâncreas e ele não era alguém que levasse uma vida desregrada. Muita gente espiritualmente muito valiosa já adoeceu. Devemos explicar isso para aqueles que crêem que adoecer é fracassar. O fracasso o êxito são dois mestres e nada mais. E, quando tu és o aprendiz, tens que aceitar e incorporar a lição da enfermidade em tua vida. Cada vez mais as pessoas sofrem de ansiedade. A ansiedade é um sentimento de vazio, que às vezes se torna um oco no estômago, uma sensação de falta de ar. É um vazio existencial que surge quando buscamos fora em vez de buscarmos dentro.
Surge quando buscamos nos acontecimentos externos, quando buscamos muleta, apoios externos, quando não temos a solidez da busca interior.
Se não aceitarmos a solidão e não nos tornarmos nossa própria companhia, sentiremos esse vazio e tentaremos preenchê-lo com coisas e posses. Porém, como não pode ser preenchido de coisas, cada vez mais o vazio aumenta.


Então, o que podemos fazer para nos libertar dessa angústia?

Não podemos fazer passar a angústia comendo chocolate ou com mais calorias, ou buscando um príncipe azul fora. Só passa a angústia quando entras em teu interior, te aceitas como és e te reconcilias contigo mesmo.
 A angústia vem de que não somos o que queremos ser, muito menos o que somos, de modo que ficamos no “deveria ser”, e não somos nem uma coisa nem outra. O estresse é outro dos males de nossa época. O estresse vem da competitividade, de que quero ser perfeito, quero ser melhor, quero ter uma aparência que não é minha, quero imitar.
  E realmente só podes competir quando decides ser um competidor de ti mesmo, ou seja, quando queres ser único, original, autêntico e não uma fotocópia de ninguém. O estresse destrutivo prejudica o sistema imunológico. Porém, um bom estresse é uma maravilha, porque te permite estar alerta e desperto nas crises e poder aproveitá-las como oportunidades para emergir a um novo nível de consciência.


O que nos recomendaria para nos sentirmos melhor com nós mesmos?

A solidão. Estar consigo mesmo todos os dias é maravilhoso. Passar 20 minutos consigo mesmo é o começo da meditação, é estender uma ponte para a verdadeira saúde, é aceder o altar interior, o ser interior. Minha recomendação é que a gente ponha o relógio para despertar 20 minutos antes, para não tomar o tempo de nossas ocupações. Se dedicares, não o tempo que te sobra, mas esses primeiros minutos da manhã, quando estás rejuvenescido e descansado, para meditar, essa pausa vai te recarregar, porque na pausa habita o potencial da alma.

O que é para você a felicidade?

É a essência da vida. É o próprio sentido da vida. Encarnamos para sermos felizes não para outra coisa. Porém, felicidade não é prazer, é integridade. Quando todos os sentidos se consagram ao ser, podemos ser felizes. Somos felizes quando cremos em nós mesmos, quando confiamos em nós, quando nos empenhamos transpessoalmente a um nível que transcende o pequeno eu ou o pequeno ego. Somos felizes quando temos um sentido que vai mais além da vida cotidiana, quando não adiamos a vida, quando não nos alienamos de nós mesmos, quando estamos em paz e a salvo com a vida e com nossa consciência. Viver o Presente.

É importante viver no presente? Como conseguir?

Deixamos ir-se o passado e não hipotecamos a vida às expectativas do futuro quando nos ancoramos no ser e não no ter. Eu digo que a felicidade tem a ver com a realização, e esta com a capacidade de habitarmos a realidade. E viver em realidade é sairmos do mundo da confusão.


Na sua opinião, estamos tão confusos assim?

Temos três ilusões enormes que nos confundem. Primeiro cremos que somos um corpo e não uma alma, quando o corpo é o instrumento da vida e se acaba com a morte. Segundo, cremos que o sentido da vida é o prazer, porém com mais prazer não há mais felicidade, senão mais dependência.
  Prazer e felicidade não são o mesmo. Há que se consagrar o prazer à vida e não a vida ao prazer. A terceira ilusão é o poder; cremos ter o poder infinito de viver.


E do que realmente necessitamos para viver? Será de amor, por acaso?

O amor, tão trazido e tão levado, e tão caluniado, é uma força renovadora. O amor é magnífico porque cria coesão. No amor tudo está vivo, como um rio que se renova a si mesmo. No amor a gente sempre pode renovar-se, porque ordena tudo. No amor não há usurpação, não há deslocamento, não há medo, não há ressentimento, porque quando tu te ordenas porque vives o amor, cada coisa ocupa o seu lugar, e então se restaura a harmonia.
  Agora, pela perspectiva humana, nós o assimilamos com a fraqueza, porém o amor não é fraco. Enfraquece-nos quando entendemos que alguém a quem amamos não nos ama. Há uma grande confusão na nossa cultura. Cremos que sofremos por amor, porém não é por amor, é por paixão, que é uma variação do apego.
   O que habitualmente chamamos de amor é uma droga. Tal qual se depende da cocaína, da maconha ou da morfina, também se depende da paixão. É uma muleta para apoiar-se em vez de levar alguém no meu coração para libertá-lo e libertar-me. O verdadeiro amor tem uma essência fundamental que é a liberdade, e sempre conduz à liberdade. Mas às vezes nos sentimos atados a um amor.
  Se o amor conduz à dependência é Eros. Eros é um fósforo, e quando o acendes ele se consome rapidamente em dois minutos e já te queimas o dedo. Há amores que são assim, pura chispa. Embora essa chispa possa servir para acender a lenha do verdadeiro amor. Quando a lenha está acesa, produz fogo. Esse é o amor impessoal, que produz luz e calor.

Pode nos dar algum conselho para alcançarmos o amor verdadeiro?

Somente a verdade. Confia na verdade; não tens que ser como a princesa dos sonhos do outro, não tens que ser nem mais nem menos do que és.
   Tens um direito sagrado, que é o direito de errar; tens outro, que é o direito de perdoar, porque o erro é teu mestre. Ama-te, sê sincero contigo mesmo e leva-te em consideração.
  Se tu não te queres, não vais encontrar ninguém que possa te querer.
 Amor produz amor. Se te amas, vais encontrar amor. Se não, vazio. Porém nunca busques migalhas, isso é indigno de ti. A chave então é amar-se a si mesmo. E ao próximo como a ti mesmo. Se não te amas a ti, não amas a Deus, nem a teu filho, porque estás te apegando, estás condicionando o outro. Aceita-te como és; não podemos transformar o que não aceitamos, e a vida é uma corrente permanente de transformações.

Cordiais saudações.


FONTE: Entrevista com o Dr. Jorge Carvajal, médico cirurgião da


Universidade de Andaluzia, Espanha, pioneiro da Medicina Bioenergética.


10 de março de 2009.



quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Diretório Regional do PMDB fecha dia 13

Diretório Regional do PMDB fecha dia 13 para recesso de fim de ano

  Diretório Regional do PMDB fecha dia 13 para recesso de fim de ano Expediente normal retorna no dia 13 de janeiro de 2011. Até lá haverá apenas atendimento telefônico, informa o presidente Waldyr Pugliesi
  O presidente do Partido do Movimento Democrático Brasileiro do Paraná (PMDB-PR) Waldyr Pugliesi informa que a sede do Diretório Regional na RuaVicente Machado, 988 – bairro Batel, em Curitiba, estará fechada para atendimento ao público a partir do dia 13 de dezembro de 2010. O expediente normal no Diretório Regional do PMDB-PR retorna no dia 13 dejaneiro de 2011.
Segundo Pugliesi, a iniciativa é em virtude do recesso de final de ano.
Durante este período haverá apenas atendimento telefônico– (41) 3072-1515.

A seguir a íntegra do edital:

EDITAL – O Diretório Regional do PMDB do Parana vem, através desta,informar que fechará sua sede no dia 13 de dezembro de 2010, voltando ao expediente normal no dia 13 de janeiro de 2011, em virtude do recesso de fim de ano, havendo durante esse período atendimento telefônico. WALDYR PUGLIESI

Assembleia Legislativa do Paraná
Liderança do PMDB Deputado Waldyr Pugliesi
http://www.waldyrpugliesi.com.br/
http://www.waldyrpugliesi15123.com.br/
http://www.amigosdowaldyrpugliesi.blogspot.com/
Ronildo Pimentel(41) 3350-4156, 9176-8814 e 9188-8956
ronipimentel@hotmail.com

Fonte : Recebido por e-mail.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Em acidente de carro, morre Bidú.

Momento Dez

Ainda não havia parado a chuva, mas todos estavam alí, campinho de terra, as traves éram dois troncos de árvores fincado no solo, a bola mais parecia uma pelota de barro, o domingo já quase se findava.
A garotada ainda continuava com muita energia a correr atrás da bola, gostavam de jogar até conseguirem enxergar.
Entre tantas partidas de futebol, e algumas peladas alí realizadas, em 99% delas, Clóvis estava presente, éra o passatempo preferido da garotada e dele tambem.
Isto já  faz mais de trinta anos, muito tempo passou, e com isto muita coisa mudou.
Onde existia um campinho, local preferido da garotada brincar de bola praticamente todos os dias hoje existe um colégio, anteriormente seu nome éra Professora Ana Sadi Barros Cunha, Hoje, este mesmo colégio leva outro nome,  passou a ser o Colégio Estadual Jardim Independência.
E tambem não temos mais conosco  o Clóvis, ou seja, (Bidú) , como éra conhecido desde sua infância.
Eu mesmo o conheci nesta época de ouro da vida, alguns dizem que são os anos dourados, a puberdade seguida da adolescência, tambem acho que realmente é a melhor fase de nossas vidas.
Hoje porém nada importa, os pensamentos estão voltados para aquele que em certa fase de sua vida foi apelidado de CASAGRANDE, por jogar muito bem em sua posição e ter uma semelhança fisica e cabelo muito parecido ao conhecido jogador Casagrande.
Saudades ficarão Bidú , com certeza.
Seu corpo está sendo velado em sua residência, Rua Pedro Alváres Cabral, próximo ao Ginásio de esportes Ferreirão, no Jardim Independência.O sepultamento está marcado para  segunda feira:15/11/10,  no cemitério municipal de Sarandi

"No sábado, Clóvis Francisco, 44 anos,(Bidu) morreu ao bater o veículo que dirigia, um GM Opala, com placa de Santo Inácio, em um barranco. O acidente aconteceu às 20 horas na PR-463, no quilômetro 41, no trecho entre Paranacity e Colorado."
Trecho da postagem do blog do Hilário Gomes.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Convite para a vida

Luta pela proibição da vinda do lixo de outras localidades para o aterro sanitário de Sarandi

 

"Camaradas

Novamente se cogita a vinda de centenas de toneladas de lixo de outras localidades para o aterro privatizado na gestão Cido Spada (PT), em Sarandi.
Se isso realmente vier ocorrer teremos perdas irreparáveis no meio ambiente, na saúde pública, na água e solo da cidade.
Por isso, o PSTU apóia a luta e a organização dos trabalhadores pela reestatização da gestão do lixo urbano e incentiva o Projeto de Lei de Iniciativa Popular, que prevê a coleta de, ao menos, 3.000 assinaturas para que a Câmara Municipal vote uma lei reestatizando a gestão dos resíduos sólidos e proibindo a vinda do lixo de outras localidades para Sarandi."


Pela reestatização do lixo urbano!
Contra a vinda do lixo para Sarandi!
Pela aprovação do Projeto de Lei de Iniciativa Popular!


PSTU - Regional Norte-PR
Mariná e Sarandi

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

E o onibús odontológico?

Momento Dez

Adquirido na gestão Cido Spada (PT), o onibús odontológico só serviu para amostras de frota, pois até então não se viu este referido onibús nos bairros fazendo atendimento a contribuintes carentes do municipio, como foi anunciado.
Esperemos ainda com boa vontade dos homens de bem de nossa cidade que este onibús realmente percorra os bairros fazendo atendimento as pessoas carentes, pois não merecemos mais ter titulo a nivel de Brasil, de pais dos desdentados.
A boa saúde bucal previne inúmeras doenças, iniciando-se com higienização adequada atravéz de orientação de um profissional, assim como remoção de principios de placa bacteriana, que levam a uma carie progressiva e assim comprometendo o dente afetado.
Se acaso o atendimento estiver sendo feito nos bairros com este referido onibus, me perdoem, até o momento que eu saiba, ele está parado, por falta de pessoal.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Veja isso ! Nosso cérebro é doido

 

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Nova vitória brasileira

Com o Chico Neto lotado, neste domingo foi realizado o segundo jogo amistoso de vôleibol feminino entre as seleções de Brasil e Estados Unidos.
A vitória veio novamente para a seleção brasileira, no último e decisivo set, tambem conhecido como tye-break, as meninas do Brasil fez bonito e venceu as norte americanas por 15 a 11.
Vejam algumas fotos deste sábado e domingo no Chico Neto.























Muitos(as)  fãs lutaram para se aproximar das atletas,
alguns conseguiram até autográfos
na camiseta amarela que foi entregue a quem adentrou ao Ginásio.

domingo, 26 de setembro de 2010

Sábado e domingo, Brasil X USA

Aconteceu nesta noite de sábado, 25 de Setembro de 2010 no Chico Neto em Maringá, a primeira partida amistosa de vôley feminino com as equipes oficiais do Brasil e Estados Unidos da América,(USA).
A primeira partida o Brasil venceu no tie-break,ficando o último set em 15 a onze para o Brasil e 3 sets a dois.
A segunda partida amistosa acontece neste domingo a noite 21:30 horas, sem horário para terminar.O Brasil deve levar vantagem novamente.Pois o Chico Neto estava lotado na noite de Sábado.
Estamos editando algumas fotos e alguns vídeos para postar.

domingo, 12 de setembro de 2010

SIATE e seu bom trabalho


Colisão de carro e moto termina com duas vítimas, felizmente, sem gravidade.

Acidente:Colisão carro e moto

 

Hoje de manhã ( domingo, 12 de Setembro de 2010), aconteceu um acidente no Jardim Tarumã em Maringá.Colisão carro e moto
A moto descia pela rua do mercado Schiavone (REDEGRAND), quando um veiculo fiat branco virou repentinamente para a esquerda invadindo a pista do condutor da motocicleta
A colisão foi inevitável. Na moto estavam o condutor mais uma pessoa de sexo feminino na garupa.
Apesar de grandes estragos e prejuizo material tanto na moto quanto no veiculo causador as duas vitimas da moto estavam conscientes e aparentemente sem sinais de lesões graves.
O siate do corpo de bombeiros logo chegou no local e com muita experiência prestou socorro as vítimas


Para não causar mais transtornos e  causar mais trabalho aos socorristas não coletamos nomes e outros dados, apenas as fotos trazendo o fato.Estamos editando um vídeo tambem, com a chegada do siate.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Recado de uma Juiza Federal

Momento Dez

RECADO DE UMA JUÍZA FEDERAL - POLICIA FEDERAL

Para o conhecimento

SE VOCÊ TIVER INFORTÚNIO DE SER VÍTIMA DE UM SEQÜESTRO-RELÂMPAGO, E TIVER QUE SACAR DINHEIRO NUM CAIXA ELETRÔNICO, MANTENHA A CALMA E TECLE
SUA SENHA DE MANEIRA INVERSA!

POR EXEMPLO, SE SUA SENHA FOR 1234, VC TECLA 4321. O CAIXA ELETRÔNICO VAI TE DAR O DINHEIRO, MAS VAI AVISAR A POLICIA, POIS DIGITAR UMA SENHA INVERTIDA ACIONA O MECANISMO DE EMERGÊNCIA!

PEDE-SE INFORMAR O MAIOR NÚMERO POSSIVEL DE PESSOAS, ISSO E MUITO IMPORTANTE E A MAIORIA DAS PESSOAS AINDA NÃO SABE DISSO.

Liliane P. Bastos
CRP: 10529 Brasília - DF
Juíza Federal de Mediação Arbitral - ANAJUS - BRASIL
Registro Nacional: A0097
55 61 3338-6518/9961- 7919

Fonte: Recebido por e-mail.

Isto é saber viver

Momento Dez


Sabedoria chinesa

Um ocidental em visita à China ficou surpreso de ver a quantidade de velhos saudáveis e, curioso a respeito da milenar medicina chinesa, indagou de um experiente médico qual o segredo para se viver mais e melhor.
Ouviu do mesmo a sábia resposta:
"- É muito simples. É só:
Comer a metade.
Andar o dobro.
E rir o triplo."

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Momento Dez

A PAZ INTERIOR


Tudo o que você mais precisa já está dentro de você.

Procure e achará.

Para fazer com que apareçam os sorrisos e as ações agradáveis, busque a sua essência, os seus recursos internos, que são imensos.

Descubra o que perturba você, o que deixa no seu coração um pó negro, e elimine isso.

Convença-se de que você pode e deve ser melhor.

Então sentirá uma potente energia presente nos seus pensamentos e emoções.

Não carregue o desânimo.

A sua paz depende da sua boa vontade, assim como

a obra depende das disposições do construtor.

Um ótimo dia a você.
Prof. Jordão.
Fonte: e-mail recebido.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Não falta opção

Achei que éra brincadeira, mas quem enviou-me este e-mail garante que são candidaturas sérias. Realmente tem várias opções.















Fonte: Recebido por e-mail.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Adeus Seo Antonio.

Faleceu na madrugada de ontem, segunda feira dia 09/08/10 no hospital metropolitano de Sarandi o primeiro farmaceutico de nossa cidade, o Sr. Antonio Muniz da Silva Filho com 86 anos de idade.
Seo Antonio da farmácia como éra mais conhecido estava internado já alguns dias naquele hospital.
Eu mesmo o conhecia de longa data, foi muito bom em sua profissão.
Nos anos 70, só existia a farmacia do Seo Antonio, bem alí de frente a igreja, éra a Farmácia Santo Antonio. Ainda hoje está estabelecido alí uma farmácia, mas não temos mais o Seo Antonio.
Na década de 80, em 1981 para ser mais exato, eu, mais um de seus filhos servimos juntos ao exército brasileiro, me refiro ao Carlinhos da farmácia, tambem conhecido como Carlinho Muniz.
Foram doze meses no serviço militar, conheci nesta época outro filho de Seo Antonio, o Elias, também muito prestativo.
Aos familiares deixo minhas condolências, sentimentos sinceros deste bloguista que conviveu algum tempo e percebeu o quanto o entusiasmado ainda jovem farmáceutico Antonio Muniz quando chegou em Sarandi, trabalhou e se dedicou para restaurar a saúde de muitos desta cidade.O corpo de Seo Antonio esta sendo velado na capela do PREVER.
Seu sepultamento será as 10 horas deste dia 10 de Agosto de 2010 (terça-feira)no cemitério municipal de Sarandi.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Cassação ! Seria a solução ?

Seria um mal eterno, ou algo simples de se resolver? Mas o que vemos hoje em dia não tem diferença de fatos ocorridos em nosso tão já lesado municipio de Sarandi. Muito comentou-se sobre a tal compra efetuada pelo ex-secretario de meio ambiente (José Luiz: Gestão,MM)em uma loja do antigo chefe de gabinete, também gestão MM, ( Ailson Donizete Carvalho) que o levou a exoneração expontânea, e a cassação do administrador, que poderia mesmo nem saber dos fatos.
Agora surge comentários com indícios e provas com notas e tudo mais de superfaturamento em mercadorias da cesta básica doadas aos carentes, paralização dos médicos do PA, enormes crateras nas vias públicas, ( ruas e avenidas), que dias atrás levou uma condutora de uma biz para o hospital. Segundo informações, o namorado da vítima entraria com processo contra a prefeitura de Sarandi.
Até onde iremos? Será que o povo de Sarandi vai mesmo continuar somente na esperança de ter alguém realmente envolvido com as reais nescessidades do povo, da saúde, da segurança, da educação, enfim, do desenvolvimento de nosso municipio.Quem sabe já se aproxima a hora de começar os movimentos idênticos ao que culmiram com a CP que findou-se com a cassação de MM, mesmo segundo muitos sendo arbitrária.

VEJA AQUI: Blog do Maicon Lorenzeti

terça-feira, 27 de julho de 2010

Na mira!

Segundo informações do comando da Policia militar de Maringá, um sujeito de moto foi o autor de vários estupros em Maringá.
O motoqueiro já esta sendo conhecido como o "motoqueiro estuprador", o elemento não tem hora para fazer suas vítimas, não escolhe local nem classe, nem idade.
Desde uma criança, pode ser idosa, até prostituta ele ja estrupou.
A policia militar esta investigando e colocando todo empenho para colocar atrás das grades este criminoso.

Escândalo. Açúcar a Cr$11,40 .

Incrivel, pacote de açucar de 5 kilos comprado por Cr$11.40 para compor a cesta básica dos servidores em Sarandi.Veja mais Aqui.

sábado, 24 de julho de 2010

Moradia digna! Sera?

Conversando com alguns moradores do Jardim Social," popular mutirão" obtive uma informação animadora, mas no entanto eleitoreira. Justamente em época de eleições é que ocorrem as melhores transformações, principalmente para o povo carente, sem moradia e trabalho.Colhi algumas informações de que, segundo  a secretária de habitação de Sarandi, no término das 380 casas no conjunto triângulo se não me engano, pois a informação me veio de uma moradora do Jardim Social, as 150 familias estariam ocupando legalmente, cada qual sua moradia. Seria mesmo uma melhoria muito grande para Sarandi, pois o mutirão foi idealizado e construido pelo ex-prefeito Julio Bifon em 1987. Na época não se imaginava que Sarandi teria potência para crescer da forma que se agigantou para  os quatro cantos.
Então, resolveu-se periódicamente o problema de moradia de algumas familias, mas hoje, temos outro problema grave, Sarandi precisa crescer muito mais, creio eu, que com a remoção do mutirão, a Av. Londrina fará com Sarandi expanda o centro e valorize mais ainda os terrenos dos já tão desesperançados sarandienses proprietários de imovéis naquelas redondezas.
Não deixando de dar tambem valor humano e sentimentos ás familias que ali residem, que ali estão por não terem outra opção.
Esperemos sim com olhos sempre observando, e contando os dias, me afirmaram que até final deste ano de 2010, as familias teriam já ocupado a suas casas com acomodações mais dignas e espaço para se ter um quintal digno tambem. Esperemos então. E que Deus ilumine os homens de boa vontade.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

O mal da modernidade.

A dieta dos franceses
Dr. Will Clower, autor de "A não-dieta dos franceses", lançado recentemente pela editora Campus. O médico neurofisiologista desenvolveu, durante sua estada de dois anos no Institute of Cognitive Science, em Lyon, na França, um plano de 10 etapas para nunca mais fazer dieta e, ainda assim, emagrecer com saúde, como os franceses.

"Descobri que os franceses violam todas as regras alimentares que estipulamos para nós. E, apesar de seus cremes, queijos, manteigas e pães, a taxa de obesidade na França é de apenas 11,3% da população, segundo pesquisa realizada em 2005 pela Internacional Obesity Task Force. O programa de emagrecimento saudável é baseado em quatro grandes princípios básicos: comer alimentos de verdade, aprender a comer, reduzir a quantidade de comida e ser ativo, sem necessariamente se exercitar", explica no livro.

"Em uma volta pelo supermercado fiquei impressionado com os laticínios.. Onde estavam os produtos lights?"

Segundo o médico, estamos inundados de alimentos artificiais - açúcares sintéticos, gorduras sintéticas e produtos alimentícios artificiais. Falta-nos reaprender o que é comida de verdade, já que é a ingestão dela que proporciona ao corpo a nutrição na forma de que ele necessita. Clower afirma que, em vez de estimular a ingestão de novas substâncias químicas para enganar o organismo, o programa mostra porque alimentos de verdade funcionam em favor do corpo.

"Temos que reaprender o que é comida de verdade. Alimentos de verdade são os produtos naturais, que podem ser encontrados em um texto de biologia e que normalmente fazem parte da cadeia alimentar. Refrigerantes não dão em árvore, margarina é uma invenção, e os corantes, conservantes e estabilizantes que aumentam a vida do produto não foram feitos para o nosso corpo", defende.

Em sua observação dos costumes alimentares franceses, o médico descobriu que os franceses não comem alimentos processados, não evitam gorduras, chocolates e nem carboidratos, não tomam suplementos alimentares, não se abstêm do vinho no almoço e no jantar e não comem com pressa. Ao adotar os hábitos franceses, ele e a mulher emagreceram onze e cinco quilos, respectivamente.

- Em uma volta pelo supermercado fiquei impressionado com os laticínios - fileiras e fileiras de queijos, uma geladeira inteira só pra iogurtes e queijos frescos. Onde estavam os produtos lights?

Entre outras dicas, Clower prescreve uma limpa na despensa e na geladeira, com o auxílio de que se deve ter em casa, fala sobre os benefícios do vinho, com moderação, é claro; da importância de se passar mais tempo à mesa, usufruindo do sabor da comida e de como isso auxilia a diminuir o tamanho das porções, e da necessidade de se manter ativo.

Os resultados, garante ele, surgem em seguida.
Plano de 10 etapas para nunca mais fazer dieta!

1 - Comer devagar. Comer muito rápido faz comer mais. O estômago demora cerca de 20 minutos para mandar um sinal para o cérebro. Comendo devagar, o cérebro tem tempo de receber a mensagem de que seu corpo está satisfeito.

2 - Garfadas menores.. O paladar está na superfície da língua. Se a sua boca está cheia de comida, você nem sente o gosto.

3 - Concentre-se na comida. Comer em frente à TV ou no carro faz o momento se tornar irrelevante. A falta de atenção faz com que se coma demais.

4 - Apóie o garfo no prato. Se ainda tem comida na sua boca, coloque o garfo no prato. Não o encha novamente até que tenha engolido.

5 - Sirva a comida em pratos pequenos.. Isso resolve dois problemas de uma só vez: o de lavar a louça e o fato de você comer com os olhos.

6 - Comida sem gordura engorda! Comidas sem gordura não satisfazem e contêm mais açúcares.

7 - Se não for comida, não coma. Nosso corpo sabe o que é comida de verdade: carnes, frutas, verduras. Invenções como coca-cola causam problemas de saúde e de sobrepeso.

8 - Coma em etapas. Coma a salada primeiro. Isso ajuda a ganhar tempo à mesa e previne que você coma rápido e em grande quantidade.

9 - Gordura é necessária na dieta. Seu corpo e cérebro necessitam de gordura para serem saudáveis. Você come uma quantia normal de gordura quando come alimentos de verdade, como manteiga, azeite, ovos, castanhas e queijos.

10 - Alta qualidade da comida leva a comer menos quantidade.

Alimentos que se deve ter sempre em casa
Peixes (salmão, sardinha, atum)
Grãos (granola, aveia, arroz)
Hortaliças (feijões, cebola, batata, abóbora, tomate)
Óleos e vinagres (azeite de oliva, óleo 100% vegetal, vinagre)
Produtos de padaria (farinha, ervas, temperos, açúcar branco ou mascavo(melhor!), pimenta, sal ( se marinho, melhor!)
Lanches (frutas desidratadas, biscoitos não-hidrogenados, nozes, castanhas, azeitona)
Condimentos (mostarda, maionese de verdade(essa pode!))
Lacticínios (manteiga, queijo, ovos, leite, iogurte)
Bebidas (Água, café, chás, cerveja, suco de fruta,vinho)
O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ ACABA DE BEBER UM REFRIGERANTE.
Base 1 lata padrão
Primeiros 10 minutos:
10 colheres de chá de açúcar batem no seu corpo, 100% do recomendado diariamente.
Você não vomita imediatamente pelo doce extremo, porque o ácido fosfórico corta o gosto.

20 minutos:
O nível de açúcar em seu sangue estoura, forçando um jorro de insulina.
O fígado responde transformando todo o açúcar que recebe em gordura.
(É muito para este momento em particular.)

40 minutos:
A absorção de cafeína está completa.
Suas pupilas dilatam, a pressão sanguínea sobe, o fígado responde bombeando mais açúcar na corrente.
Os receptores de adenosina no cérebro são bloqueados para evitar tonteiras.
45 minutos:
O corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do corpo.
(Fisicamente, funciona como com a heroína.)

50 minutos:
O ácido fosfórico empurra cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, aumentando o metabolismo.
As altas doses de açúcar e outros adoçantes aumentam a excreção de cálcio na urina.

60 minutos:
As propriedades diuréticas da cafeína entram em ação. Você urina.
Agora é garantido que porá para fora cálcio, magnésio e zinco, os quais seus ossos precisariam.
Conforme a onda abaixa você sofrerá um choque de açúcar.
Ficará irritadiço.
Você já terá posto para fora tudo que estava no refrigerante, mas não sem antes ter posto para fora, junto, coisas das quais farão falta ao seu organismo.
Pense nisso antes de beber refrigerantes! Prefira sucos naturais!
Em sendo possível, dê preferência por aqueles em que se vêem as frutas (de boa procedência) sendo preparadas.Seu corpo agradece!

Esta não é uma campanha para prejudicar a venda deste ou daquele refrigerante, mas sim, uma Campanha pela Saúde; sua e do seu bolso, que deixará de comprar muitos remédios...

quinta-feira, 22 de abril de 2010

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Picler sugere criação de linhas de crédito para Empresas Junior

   O deputado federal Wilson Picler (PDT-PR) deve apresentar, esta semana, ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, pedido de indicação para a proposta que cria linhas de crédito especiais às Empresas Júnior. A medida atenderá 800 empresas do gênero, espalhadas pelo Brasil, com a participação direta ou indireta, de cerca de 20 mil estudantes universitários.
  O objetivo do projeto é incentivar a formação profissional e acadêmica, o empreendedorismo e elevar o número de empresas no mercado, ampliando, assim, a oferta de vagas de trabalho no país. Essas empresas (Junior) funcionam como associações civis, sem fins econômicos, constituídas e geridas exclusivamente por alunos de graduação de estabelecimentos de ensino superior.

Segmento promissor

 Ao defender a proposta, o parlamentar afirma que o segmento representa uma imensurável força de trabalho qualificada, com serviços de qualidade e de vanguarda para a sociedade, a preços acessíveis para micros, pequenos e médios empresários.

 “As Empresas Junior são um instrumento importantíssimo na formação de profissionais capazes de fazer a integração dos conhecimentos da academia à práxis do mundo real do mercado”, disse Picler.

 E complementou. “Por isso acredito que esta experiência é válida tanto para a sociedade, quanto para a formação do aluno, pois não está em jogo à busca do lucro por si só, mas a prestação de um serviço de excelência e desenvolvimento profissional”.

Empreendedorismo autônomo

  Ligado à área de Educação, o deputado federal Wilson Picler, aposta no conceito de empreendedorismo inserido no âmbito da proposta. “Os alunos dessas empresas certamente desenvolverão o espírito empreendedor ao aplicarem, na prática, os seus conhecimentos teóricos em formação profissional específica”, ressaltou.

  Segundo Picler, as Empresas Junior mantêm estatuto e regimentos próprios, ao prestarem serviços e o desenvolvimento de projetos para empresas, entidades e sociedade em geral, sob a orientação de professores e profissionais especializados. Com esse conceito de autonomia, o parlamentar avalia de suma importância a participação e o incentivo do Governo Federal ao desenvolvimento e expansão das empresas por todo o Brasil.

Deputado Wilson Picler
Assessoria de Comunicação
Pedro Lichtnow
(41) 8713-8085 – 210527-18

quarta-feira, 7 de abril de 2010

“Pessuti terá governo conciliador”, avalia Picler

O deputado federal Wilson Picler, presidente do PDT de Curitiba, acredita que o governador Orlando Pessuti (PMDB), terá tempo hábil para implantar um modelo de governo com característica pacificadora. “Agora o Paraná terá um governo de amplitude conciliadora, de bom amigo, experiente e preparado de Pessuti”, analisa o parlamentar. E complementa: “Para o Paraná é melhor que Pessuti se concentre no governo e firme uma aliança com o PDT, de Osmar Dias”, diz Picler, quanto à eleição ao Governo do Paraná.

Legenda: Deputado federal Wilson Picler ao lado do governador Orlando Pessuti durante a posse no Palácio das Araucárias, na última quinta-feira (01).
Assessoria de imprensa : www.wilsonpicler.com.br

Picler sugere inclusão de cursos de primeiros-socorros na rede de ensino.

O deputado federal Wilson Picler (PDT-PR), vai sugerir ao Ministério da Educação (MEC) a criação de cursos de primeiros-socorros e de combate a incêndio para integrantes do corpo técnico e docente das escolas públicas e particulares brasileiras.

Pela proposta, os cursos e a manutenção dos treinamentos ficariam sob a responsabilidade do governo, com apoio das secretarias municipais e estaduais de Educação, em parceria com as corporações do Corpo de Bombeiros.

A iniciativa contrapõe o projeto de Lei N.º 5.217/09, de autoria do deputado Eliene Lima (PP-MT), que dispõe sobre a manutenção de equipes permanentes de socorristas e brigadistas em escolas públicas, gratuitas e particulares. O projeto não define, entretanto, qual órgão será responsável pelo custeio das despesas de manutenção dos treinamentos.

Relator do projeto, o deputado Wilson Picler deverá apresentar, nesta quarta-feira (7), parecer contrário à proposta. “Entendo que o projeto tem consequências financeiras tanto para o setor público quanto privado, sem que seja apontado a quem caberá o custeio destas despesas”, argumentou.

Picler avalia que projetos do gênero precisam estar amparados pelo governo ou outras instituições com todas as especificidades de custeio e despesas programadas e definidas. “Os projetos precisam ter representatividade legal e meios para manter-se operando especificados”, analisou.

Assessoria de Comunicação
www.wilsonpicler.com.br

terça-feira, 6 de abril de 2010

Sabedoria Oriental .

Aqueles que se respeitam e se amam a si mesmos devem estar sempre alerta, a fim de que não o sejam vencidos pelos maus desejos.
(Sakyamuni).

Assim como uma pequena planta deve enfrentar muitos obstáculos antes de se transformar numa árvore, nós precisamos experimentar muitas dificuldades no caminho da felicidade absoluta.
(Nitiren Daishonin).

sexta-feira, 2 de abril de 2010

NOSSA MÃE ERA MÁ !

O texto foi entregue pelo professor de Ética e Cidadania da escola Objetivo/Americana, Sr. Roberto Candelori, a todos os alunos da sala de aula, para que entregassem a seus pais. A única condição solicitada pelo mesmo foi de que cada aluno ficasse ao lado dos pais até que terminassem a leitura. Nos dias de hoje, sementes plantadas como deste professor, creio que devem ser repassadas; afinal, o futuro pertence às nossas crianças e somos nós que as orientamos para vida!

Boa leitura a todos!
Foi publicado por ocasião da morte estúpida de Tarcila Gusmão e Maria Eduarda Dourado, ambas de 16 anos, em Maracaípe – Porto de Galinhas. Depois de 13 dias desaparecidas, as mães revelaram desconhecer os proprietários da casa onde as filhas tinham ido curtir o fim se semana. A tragédia abalou a opinião pública e o crime permanece sem resposta.

MÃES MÁS
Dr. Carlos Hecktheuer, Médico Psiquiatra
Um dia, quando meus filhos forem crescidos o suficiente para entender a lógica que motiva os pais e mães, eu hei de dizer-lhes: Eu os amei o suficiente para ter perguntado aonde vão, com quem vão e a que horas regressarão.

Eu os amei o suficiente para não ter ficado em silêncio e fazer com que vocês soubessem que aquele novo amigo não era boa companhia.

Eu os amei o suficiente para os fazer pagar as balas que tiraram do supermercado ou revistas do jornaleiro, e os fazer dizer ao dono: “Nós pegamos isto ontem e queríamos pagar”.

Eu os amei o suficiente para ter ficado em pé junto de vocês, duas horas, enquanto limpavam o seu quarto, tarefa que eu teria feito em 15 minutos.

Eu os amei suficiente para os deixar ver além do amor que eu sentia por vocês, o desapontamento e também as lágrimas nos meus olhos.

Eu os amei o suficiente para os deixar assumir a responsabilidade das suas ações, mesmo quando as penalidades era tão duras que me partiam o coração.

Mais do que tudo, eu os amei o suficiente para dizer-lhes não, quando eu sabia que vocês poderiam me odiar por isso (e em momentos até odiaram). Essas eram as mais difíceis batalhas de todas.

Estou contente, venci... Porque no final vocês venceram também! E em qualquer dia, quando meus netos forem crescidos o suficiente para entender a lógica que motiva os pais e mães; quando eles perguntarem se sua mãe era má, meus filhos vão lhe dizer:

“Sim, nossa mãe era má. Era a mãe mais má do mundo...” As outras crianças comiam doces no café e nós tínhamos que comer cereais, ovos torrados. As outras crianças bebiam refrigerante e comiam batatas fritas e sorvetes no almoço e nós tínhamos que comer arroz, feijão, legumes e frutas.

E ela nos obrigava a jantar à mesa, bem diferente das outras mães que deixavam seus filhos comerem vendo televisão.

Ela insistia em saber onde estávamos a toda hora (tocava nosso celular de madrugada e ”fuçava” nos nossos e-mails). Era quase uma prisão.

Mamãe tinha que saber quem era nossos amigos e o que nós fazíamos com eles. Insistia, que lhe disséssemos com quem íamos sair, mesmo que demorássemos apenas uma hora ou menos.

Nós tínhamos vergonha de admitir, mas ela “violava as leis do trabalho infantil”. Nós tínhamos que tirar a louça da mesa, arrumar nossas bagunças, esvaziar o lixo e fazer todo esse tipo de trabalho que achávamos cruéis.

Eu acho que ela nem dormia à noite, pensando em coisas para nos mandar fazer.Ela insistia sempre conosco para que lhe disséssemos sempre a verdade e apenas a verdade. E quando éramos adolescentes, ela conseguia até ler nossos pensamentos.

A nossa vida era mesmo chata!

Ela não deixava nossos amigos tocarem a buzina para que saíssemos; tinha que subir, bater à porta, para ela os conhecer. Enquanto todos podiam voltar tarde da noite com 12 anos, tivemos que esperar pelo menos 16 para chegar um pouco mais tarde, e aquela chata levantava para saber se a festa foi boa (só para ver como estávamos ao voltar).
Por causa de nossa mãe, nós perdemos imensas experiências na adolescência:
Nenhum de nós esteve envolvido com drogas, em roubo, em atos de vandalismo, em violação de propriedade, nem fomos presos por nenhum crime.

FOI TUDO POR CAUSA DELA!

“Agora que já somos adultos, honestos e educados, estamos a fazer o nosso melhor para sermos” PAIS MAUS ”, como minha mãe foi”.

ESTE É UM DOS MALES DO MUNDO DE HOJE:

NÃO HÁ SUFICIENTES MÃES MÁS!”.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Mundo Desigual - Por Planeta Voluntários.

"O maior assassino do mundo e a maior causa de doenças e sofrimento ao redor do golfo é… a extrema pobreza."

Desigualdade Social

21 países retrocederam em seu Índice de Desenvolvimento Humano, contra apenas 4 na década anterior. Em 54 países a renda per capita é mais baixa do que em 1990. Em 34 países a expectativa de vida ao nascer diminuiu, em 21 há mais gente passando fome e em 14 há mais crianças morrendo antes dos cinco anos;

No Brasil, 10% brasileiros mais pobres recebem 0,9% da renda do país, enquanto os 10% mais ricos ficam com 47,2%. Segundo a Unicef, 6 milhões de crianças (10% do total) estão em condições de “severa degradação das condições humanas básicas, incluindo alimentação, água limpa, condições sanitárias, saúde, habitação, educação e informação”.

A pesquisa ainda mostra que 15% das crianças brasileiras vivem sem condições sanitárias básicas. As áreas rurais do Brasil concentram a maioria das crianças carentes, com 27,5% delas vivendo em “absoluta pobreza”.

Segundo a OIT, os dados de trabalhadores domésticos infantis é espantoso: no Peru, 110 mil; no Paraguai, 40 mil; na Colômbia, 64 mil; na República Dominicana, 170 mil; apenas na Guatemala, 40 mil; no Haiti, 200 mil; e no Brasil – o campeão de trabalho doméstico na América Latina e talvez no mundo – 500 mil.

. Com 53,9 milhões de pobres, o equivalente a 31,7% da população, o Brasil aparece em penúltimo lugar em termos de distribuição de renda numa lista de 130 países. É o que mostra estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, divulga hoje em Brasília.

Das 55 milhões de crianças de 10 a 15 anos no Brasil, 40% estão desnutridas. 1,5 milhão entre 7 e 14 anos está fora da escola. A cada ano, 2,8 milhões de crianças abandonam o ensino fundamental. Das que concluem a 4ª série, 52% não sabem ler nem escrever.

Mais de 27 milhões de crianças vivem abaixo da linha da pobreza no Brasil, e fazem parte de famílias que têm renda mensal de até meio salário mínimo. Aproximadamente 33,5% de brasileiros vivem nessas condições econômicas no país, e destes, 45% são crianças que têm três vezes mais possibilidade de morrer antes dos cinco anos.

A cada 12 minutos, uma pessoa é assassinada no Brasil. Por ano, são registrados 45 mil homicídios no País. No entanto, a probabilidade de um assassino ser condenado e cumprir pena até o fim no Brasil é de apenas 1%.

O Brasil é, segundo a ONU, o país onde mais se mata com armas de fogo. Todos os anos são mortos 40 mil brasileiros;

1,9% do PIB brasileiro é consumido no tratamento de vítimas da violência;

A Aids já deixou mais de 11 milhões de órfãos na África; o devastador avanço desta doença fará com que, em 2010, pelo menos 40 milhões de menores em todo o continente tenham perdido pelo menos um de seus pais, segundo a UNICEF. A cada minuto, uma criança morre de AIDS.

Mais de 1,1 bilhão de pessoas não têm acesso à água potável no planeta, segundo dados da ONU. Outros 2.4 bilhões não têm saneamento básico. A combinação do dois índices é apontada com a causa de pelo menos 3 milhões de mortes todo ano. Um europeu consome em média entre 300 e 400 litros diariamente, um americano mais de 600 litros, enquanto um africano tem acesso a 20 ou 30 litros diários.

Um em cada seis habitantes da Terra não tem água potável para beber e dois em cada cinco não dispõem de acesso a saneamento básico.

Até 2050, quando 9,3 bilhões de pessoas devem habitar a Terra, entre 2 bilhões e 7 bilhões de pessoas não terão acesso à água de qualidade.

A fome no mundo, depois de recuar na primeira metade dos anos 90, voltou a crescer e já atinge cerca de 850 milhões de pessoas. A cada ano, entram nesse grupo mais 5 milhões de famintos.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que 160 mil pessoas estão morrendo por causa do aquecimento global, número que poderia dobrar até 2020 - contabilizando-se catástrofes naturais e doenças relacionadas a elas.

Além da morte, a desnutrição crônica também provoca a diminuição da visão, a apatia, a atrofia do crescimento e aumenta consideravelmente a susceptibilidade às doenças. As pessoas que sofrem de desnutrição grave ficam incapacitadas de funções até mesmo a um nível mais básico.

Muitas vezes, são necessários apenas alguns recursos simples para que os povos empobrecidos tenham capacidade de produzir alimentos de modo a se tornarem auto-suficientes. Estes recursos incluem sementes de boa qualidade, ferramentas adequadas e o acesso a água. Pequenas melhorias nas técnicas de cultivo e nos métodos de armazenamento de alimentos também são úteis..

Muitos peritos nas questões da fome acreditam que, fundamentalmente, a melhor maneira de reduzir a fome é através da educação. As pessoas instruídas têm uma maior capacidade para sair deste ciclo de pobreza que provoca a fome.

Fontes: Documentos internacionais, principalmente da ONU, UNICEF, OMS, FAO e UNAIDS.

Por: Marcio Demari / Diretor Presidente do Planeta Voluntários - Brasil

quarta-feira, 31 de março de 2010

Integração de pesquisas no Hospital Regional de Ponta Grossa

Hospital Regional de Ponta Grossa vai inovar com pesquisas acadêmicos-cientificos
Inaugurado nesta quarta-feira (31), o Hospital Regional de Ponta Grossa deve inovar ao integrar pesquisas acadêmicos-cientificos ao aspecto da inclusão da social. Com capacidade de atendimento para 500 pacientes por dia e 150 leitos disponíveis, a unidade vai atender no bairro Campos Uvaranas, situado na UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa).

A inauguração desta quarta-feira contou com a presença do governador Roberto Requião, do vice-governador Orlando Pessuti, dos deputados: federal Wilson Picler e estadual Jocelito Canto, entre outras autoridades.

Para o deputado federal Wilson Picler a construção do Hospital representa um grande avanço na qualificação do sistema de saúde da região dos Campos Gerais, que integra 28 municípios. “Estamos ainda lutando para a liberação de mais R$ 13 milhões para a compra de equipamentos da unidade. A liberação da verba depende agora de uma análise técnica final”, explicou.

Construção


O total de recursos investidos no Hospital Regional chegou à ordem de 40 milhões, provenientes do Governo do Estado.

A unidade vai funcionar com base no Humaniza/SUS. Este sistema busca tratar os pacientes de maneira personalizada e humanizada. Além disso, o Hospital deve contribuir significativamente para o fim das filas de espera por cirurgias eletivas. Também vai absorver a demanda de pacientes que aguardam por um leito de internação no pronto-socorro municipal de Ponta Grossa.

O governador Roberto Requião ressaltou o caráter democrático e social da unidade. “Construímos um hospital moderno, vinculado a UEPG, público, gratuito, que vai atender tanto pobres quanto ricos da mesma forma”.

Para o vice-governador Orlando Pessuti o Hospital já é referência no Estado e marca um momento histórico no município. “Estamos em um processo de transformação e mudança da nossa saúde e, por isso, devemos festejar este momento”.

Economia

No aspecto de inclusão social econômica, o Hospital de Ponta Grossa manterá um corpo funcional de 700 funcionários, entre os quais 132 médicos. A construção vai gerar cerca de 1500 empregos, que apontam para uma folha de pagamento de R$ 2 a 3 milhões.

A finalização da obra é considerada pelo deputado Jocelito Canto uma resposta direta as pessoas que desacreditam o projeto. “Essa solenidade é uma homenagem a quem não acreditou que poderíamos construir o hospital e atender a uma reivindicação de mais de 40 anos da comunidade”, finaliza.



Assessoria de Comunicação

Pedro Lichtnow

(45) 8806-6751

terça-feira, 30 de março de 2010

"Todo grande homem carrega uma criança em seu interior"

Cuidando da Criança que está Perto e Dentro de Nós


"Lembrar o mundo infantil é mergulhar em nosso mundo de fantasias, de buscas, de descobertas incríveis, vasculhar o que há de mais original e espontâneo em cada um de nós. Os adultos, infelizmente, reagem diante do mundo infantil com bastante preconceito e, eu diria, até com um pouco de inveja de um tempo que não viveram plenamente. É comum encararmos esse mundo como algo em que temos doutorado, que somos experts. Estabelecemos então todas as regras necessárias para as crianças com as quais convivemos, crendo que se cumprirem cada uma delas serão felizes. Feita a programação, nós ficamos tranqüilos e com uma agradável sensação de missão cumprida. Só, por via de dúvidas, complementamos a estratégia com um reforço positivo adequado ao momento.

É isso mesmo, a maioria dos adultos trata as crianças como se elas não tivessem nenhuma sabedoria em relação ao que desejam, ao que é essencial para a vida delas. Em nosso relacionamento com elas usamos a mesma prática de condicionamento utilizada nos laboratórios de psicologia experimental e uma metodologia semelhante à utilizada nos ratinhos. Nosso objetivo é obter as respostas que achamos convenientes a partir do nosso ponto de vista. Na verdade, limitamos o seu campo da experiência e não permitimos que elas sejam crianças. É comum ouvirmos quando alguém faz uma coisa boba ser rotulada imediatamente de criança. Quando rotulamos alguém dessa forma não estamos sendo justos com as crianças. A criança não é sinônimo de gente boba, imaturidade, idiotice e irresponsabilidade. No entanto, já usamos ou já presenciamos muita gente usando o termo infantil de forma pejorativa.

Urge que cada um de nós possa usar de sensibilidade para descobrir o quanto ainda resta da beleza do mundo infantil em nossas mentes e corações. Na verdade, um monte de coisas essenciais que nós esquecemos de colocar em nossos projetos. Saint-Exupéry nos traz um grande desafio em sua obra "O Pequeno Príncipe". Ele quer que percebamos nossa grande facilidade em distorcer os valores da infância: "as pessoas grandes só se interessam por números." Não sabemos ver o carneiro que está além da caixa e é exatamente isso que nos envelhece - a perda da nossa capacidade de imaginar e de fazer com que os nossos sonhos aconteçam diante dos nossos olhos. A imaginação nos torna mais criativos e capazes de cavalgar nossos sonhos, mesmo assim a abandonamos pela maturidade do adulto e nos distanciamos do que realmente desejamos em nossa realidade.

Seria muito bom se reservássemos alguns momentos para identificar os valores da infância que ainda insistem em nos habitar. Somos transparentes em nossas relações? Ainda temos a insaciável sede de descobrir coisas novas ao nosso redor? Valorizamos imensamente as nossas amizades e o momento de estar com o outro? Uma criança deixa tudo, esquece tudo para reservar um tempo para seus amigos. O adulto vai esquecendo aos poucos esse valor, substituindo-o pelos compromissos que lhe possibilitam acumular bens. Tornamo-nos seres sem tempo e mais um valor vai por água abaixo: o de cativar, criar laços afetivos, pois é impossível conhecer, se aproximar e ser presença sem que haja a disponibilidade necessária.

Junto com esses e outros valores vamos desprezando as pedras preciosas do mundo infantil e deixando de ver as coisas com o coração. Enfim, deixamos de perceber que "o essencial é invisível aos olhos". Sabe o que estamos presenciando às margens do terceiro milênio? Mais e mais crianças sendo moldadas e convertidas em adultos sem direito à regressão. Não estamos permitindo que a criança tenha uma vida plena, que ela possa ser. Carl Rogers, psicólogo que nos propõe a abordagem centrada na pessoa, ficaria furioso se pudesse constatar o que as sociedades atuais fazem com suas crianças. A começar pelos meios de comunicação que impõem à nova geração perfis de adultos-marionetes e seres dançantes erotizados. E nós, adultos, reforçamos cada parágrafo desse roteiro maquiavélico.

Achamos o máximo, a ponto de reunir um grande grupo para ver nossas crianças imitando os artistas que estão em alta nas telinhas. Não queremos fazer aqui uma crítica à beleza do corpo, ao erotismo ou à sensualidade. Todas essas coisas também são valores e são indispensáveis à construção do nosso eu em sua totalidade. Desejamos detectar quais valores da infância foram abandonados para se viver o papel de um adulto e o que representam essas coisas para a identidade da criança. Quando a criança vive simplesmente um estereótipo deixa de construir sua própria experiência e passa a reproduzir unicamente a experiência do adulto, perdendo aos poucos a consciência de suas próprias necessidades.

A criança que faz da sua vida uma constante reprodução da vida adulta exclui a oportunidade de viver plenamente o seu momento infantil. Essa criança vai perdendo cada vez mais a confiança que deveria ter em si mesma e em suas reações organísmicas. Tudo isso é uma pena, porque num projeto como esse não está incluído a possibilidade do novo e uma pessoa não pode afirmar que vive plenamente se não consegue experimentar a liberdade e a sua capacidade criativa.

Estamos crescendo, deixando de ser criança e esquecendo o nosso ser criança. Será que estamos crescendo mesmo? O doloroso não é constatarmos as mudanças físicas, o surgimento de rugas ou que já não acreditamos mais em Papai Noel, em fadas madrinhas e outras coisas do mundo da fantasia. O grande mal é constatarmos a perda da esperança, da transparência, da espontaneidade, da originalidade, da sensibilidade e da crença no potencial do amor em nossas vidas. Aí, amigos, podemos dizer com todas as letras: estamos ficando velhos!

Prevenir, portanto, ainda é melhor que remediar. Se tentarmos a experiência de tocar com carinho a criança que está perto de nós ou a que está dentro de nós, lhe dirigirmos palavras de quem acredita em suas potencialidades e olharmos bem dentro dos olhos dela, veremos que o melhor presente que ela nos pede é a possibilidade de viver plenamente o seu tempo e diante de todas as exigências de uma sociedade adulta, simplesmente ser criança".



Jurandir Andrade

domingo, 21 de março de 2010

O que é solidão.Pensamentos de Chico B. de Olanda

 "Solidão não é a falta de gente para conversar, namorar, passear ou fazer sexo... Isto é carência.Solidão não é o sentimento que experimentamos pela ausência de entes queridos que não podem mais voltar... Isto é saudade. Solidão não é o retiro voluntário que a gente se impõe,  Solidão não é o claustro involuntário às vezes, para realinhar os pensamentos... Isto é equilíbrio.Que o destino nos impõe compulsoriamente para que revejamos a nossa vida... Isto é um princípio da natureza  Solidão não é o vazio de gente ao nosso lado... Isto é circunstância. Solidão é muito mais do que isto. Solidão é quando nos perdemos de nós mesmos e procuramos em vão pela nossa alma.''
(Chico Buarque de Holanda)

domingo, 14 de março de 2010

quinta-feira, 11 de março de 2010

Lição de vida.

"Quando estiver em dúvida, apenas dê o próximo pequeno passo."
ESCRITO POR REGINA BRETT, 90 ANOS.....

"Para celebrar o envelhecer, uma vez eu escrevi 45 lições que a vida me ensinou. É a coluna mais requisitada que eu já escrevi. Meu taximetro chegou aos 90 em Agosto, então aqui está a coluna mais uma vez":

1. A vida não é justa, mas ainda é boa.
2. Quando estiver em dúvida, apenas dê o próximo pequeno passo.
3 A vida é muito curta para perdermos tempo odiando alguém.
4. Seu trabalho não vai cuidar de você quando você adoecer. Seus amigos e seus pais vão. Mantenha contato.
5. Pague suas faturas de cartão de crédito todo mês
6. Você não tem que vencer todo argumento. Concorde para discordar.
7. Chore com alguém. É mais curador do que chorar sozinho.
8. Está tudo bem em ficar bravo com Deus. Ele aguenta.
9. Poupe para aposentadoria começando com seu primeiro salário.
10. Quando se trata de chocolate, resistência é em vão
11. Sele a paz com seu passado para que ele não estrague seu presente.
12. Está tudo bem em seus filhos te verem chorar.
13. Não compare sua vida com a dos outros. Você não tem ideia do que se trata a jornada deles...
14. Se um relacionamento tem que ser um segredo, você não deveria estar nele.
15 Tudo pode mudar num piscar de olhos; mas não se preocupe, Deus nunca pisca.
16. Respire bem fundo. Isso acalma a mente.
17. Se desfaça de tudo que não é útil, bonito e prazeroso.
18. O que não te mata, realmente te torna mais forte.
19. Nunca é tarde demais para se ter uma infância feliz. Mas a segunda só depende de você e mais ninguém.
20. Quando se trata de ir atrás do que você ama na vida, não aceite "não" como resposta.
21. Acenda velas, coloque os lençóis bonitos, use a lingerie elegante. Não guarde para uma ocasião especial. Hoje é especial.
22. Se prepare bastante, depois deixe-se levar pela maré.
23. Seja excêntrico agora, não espere ficar velho para usar roxo.
24. O órgão sexual mais importante é o cérebro.
25. Ninguém é responsável pela sua felicidade além de você.
26. Encare cada "chamado desastre" com essas palavras: Em cinco anos, vai importar?
27. Sempre escolha a vida.
28. Perdoe tudo de todos.
29. O que outras pessoas pensam de você não é da sua conta.
30. O tempo cura quase tudo. Dê tempo.
31. Indepedentemente se a situação é boa ou ruim, irá mudar.
32. Não se leve tão à sério. Ninguém mais leva...
33. Acredite em milagres.
34. Deus te ama por causa de quem Deus é, não pelo o que vc fez ou deixou de fazer.
35. Não faça auditoria de sua vida. Apareça e faça o melhor dela agora.
36. Envelhecer é melhor do que a alternativa: morrer jovem.
37. Seus filhos só têm uma infância.
38. Tudo o que realmente importa no final é que você amou.
39. Vá para a rua todo dia. Milagres estão esperando em todos os lugares.
40. Se todos jogassemos nossos problemas em uma pilha e víssemos os de todo mundo, pegaríamos os nossos de volta.
41. Inveja é perda de tempo. Você já tem tudo o de que precisa.
42. O melhor está por vir.
43. Não importa como vc se sinta, levante, se vista e apareça.
44. Produza.
45. A vida não vem embrulhada em um laço, mas ainda é um presente.

ESCRITO POR REGINA BRETT, 90 ANOS.....

sábado, 6 de fevereiro de 2010

BLOGUEIROS E BLOGUISTAS

Cláudia Assad Álvares (USP) ratifica o discurso de Miranda (1979), "no que tange à oposição existente entre os agentivos formados pelos sufixos -ista e -eiro e que designam profissões em língua portuguesa. A oposição estaria vinculada ao status; dessa forma, os agentivos em -ista designariam profissões de maior prestígio sócio-cultural em nossa sociedade, ao passo que os agentivos em -eiro designariam ocupações de pouco ou nenhum prestígio e, até mesmo, marginalizadas". Exemplo para essa idéia é a oposição entre jornalista e jornaleiro.


O sufixo latino -eiro, equivalente a ário, diz respeito a profissão/ofício.

O sufixo -istas, de origem Grega (istes) designa quem pratica, desenvolve, cria.

Vamos analisar o profissional de Marketing:

A língua portuguesa utiliza duas formas para designar este profissional:

Marqueteiro: com o sufixo -eiro, denota esforços físicos (pedreiro, carpinteiro, funileiro, sapateiro, etc.)

Marquetista: com o sufixo -ista, denota esforços intelectuais (catequista, estadista, articulista, estrategista, etc.).

O sufixo -eiro servia neutramente apenas para formar adjetivos (certeiro); ao longo do tempo passou a designar profissões (marceneiro, carpinteiro), árvores (cajueiro) etc. e, por fim, descambou nos últimos séculos a designar profissões “pouco” qualificadas, em oposição às formadas com o sufixo -ista, mais recente, sem falar que desde o século 16 está nas formações de palavras que designam doenças (cegueira), incômodos (canseira) e outras atitudes reprováveis (besteira). O -ista, acima referido, cuja produtividade é tão recente - há apenas dois séculos - está mais voltada para as profissões pensantes.

Após muito analisar, deveríamos lutar pelo termo Bloguista, visto que estamos mais voltados para uma atividade destinada ao pensar.

Vamos abraçar esta causa?
Fernando Alves Carneiro - editor do O Estrondo

domingo, 3 de janeiro de 2010

MUITO INTERESSANTE!

INTERESSANTE, MUITO INTERESSANTE!!!


Luís Fernando Veríssimo

1-Coisas que levei anos para aprender...

2. Uma pessoa que é boa com você, mas grosseira com o garçom ou empregado, não pode ser uma boa pessoa. (Esta é muito importante. Preste atenção, nunca falha).

3. Ninguém liga se você não sabe dançar. Levante e dance. (Na maioria das vezes quem está te olhando também não sabe! Ta valendo!).

4. A força mais destrutiva do universo é a fofoca. (Deus deu 24 horas em cada dia para cada um cuidar da sua vida e tem gente que insiste em fazer hora-extra!).

5. Não confunda sua carreira com sua vida. (Aprenda a fazer escolhas: trabalho é trabalho, vida pessoal é vida pessoal!).

6. Jamais, sob quaisquer circunstâncias, tome um remédio para dormir e um laxante na mesma noite. (Quem escreveu deve ter conhecimento de causa!).

7. Se você tivesse que identificar, em uma palavra, a razão pela qual a raça humana ainda não atingiu (e nunca atingirá) todo o seu potencial, essa palavra seria “reuniões”. (Onde ninguém se entende...)

8. Há uma linha muito tênue entre 'hobby' e 'doença mental'. (Ouvir música é hobby... No volume máximo às sete da manhã pode ser doença mental!).

9. Seus amigos de verdade amam você de qualquer jeito (Que bom!)

10. Lembre-se: nem sempre os profissionais são os melhores. Um amador construiu a Arca. Um grande grupo de profissionais construiu o Titanic. (É Verdade!).

Uma última, mas não menos sábia.


'Guardar ressentimentos é como tomar veneno e esperar que outra pessoa morra.'
William Shakespeare