segunda-feira, 12 de setembro de 2011

“É PRECISO ESTAR ATENTO E FORTE”

Follow momentodez on Twitter Renata Bueno é advogada com especialização em Direitos Humanos na Itália, vereadora e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Curitiba

Atribui-se a Deng Xiaoping o aforismo segundo o qual “não importa a cor do gato, desde que ele cace o rato”. Tratava da mudança de rumo do Partido Comunista Chinês, mas o mesmo também é possível dizer acerca do rumo que pode vir a tomar o caso do vereador Derosso, cuja teia de apoios, construída em quase 15 anos de presidência ininterrupta do legislativo curitibano, dá sinais de que começa afinal a desmoronar. Todavia, embora seja alvissareira a decisão inicial do Conselho de Ética, de recomendar punição de afastamento por até 90 dias, é preciso permanecer atento aos passos seguintes, tendo em vista que essa recomendação ainda deve cumprir outras etapas processuais até ser finalmente confirmada pelo plenário, isto é, por meio de votação secreta por parte dos 38 vereadores que compõem a Câmara Municipal de Curitiba.
Pois é justamente aí que está o perigo – não convém desconsiderar que o espírito de corpo sempre cultivado pela classe política costuma ser muito renitente, haja vista o recentíssimo caso da deputada Jaqueline Roriz, inocentada pelos seus pares da Câmara Federal, mesmo com a despudorada evidência de seus delitos. Aliás, nesse sentido, inspira no mínimo alguma preocupação o tratamento que a mesa diretora da Câmara curitibana tem dado ao Mandado de Segurança que a obriga a dar prosseguimento ao nosso pedido de instalação de uma comissão processante, evitando por meio de chicanas e evasivas que seja normalmente submetido ao plenário. Há aí uma sinalização negativa para a qual precisamos estar muito atentos.
Por isso, é necessário manter mobilizada a opinião pública. Somente ela foi capaz, até agora, de impingir ao conjunto dos vereadores a necessidade de dar uma resposta efetiva às denúncias sobre as irregularidades cometidas pelo presidente. Foi a mobilização da mídia e da opinião pública que minaram qualquer possibilidade de haver a tradicional contemporização, ainda que o presidente e alguns de seus fiéis defensores tenham tentando de todas as formas pressionar e manipular para pôr panos quentes, como se habituaram a fazer nesses tantos anos em que tem mandado e desmandado na direção do legislativo curitibano.
Vivemos um novo tempo, de maior protagonismo das forças sociais, ainda que muita gente, especialmente entre os políticos, não se tenha dado conta disso. Já não é tão fácil manter tudo entre as quatro paredes dos gabinetes e dos palácios, e isso representa um grande avanço para mudar a mentalidade que ainda impera em certos setores da política. Exatamente por isso, “é preciso estar atento e forte”, como já nos dizia o cancioneiro idealista de Geraldo Vandré, expressando a esperança de toda uma geração.

Assessoria de Imprensa Renata Bueno
Leo Suzuki - (41) 9962-6742
Gabinete Parlamentar - (41) 3350-4696
Site: www.renatabueno.com.br
Twitter: www.twitter.com/RenataBueno23
Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3003741172381683268
Facebook: http://www.facebook.com/home.php?#!/profile.php?id=100001227523633

Antes de imprimir pense em seu compromisso e responsabilidade com o Meio Ambiente.
Leo Suzuki - Jornalista - (41) 9962-6742

Nenhum comentário :