terça-feira, 31 de maio de 2011

Projeto delimita espaço mínimo e total de alunos por sala no Paraná

Follow momentodez on Twitter “Nossa intenção é fixar um número máximo de alunos por sala de aula e um espaço mínimo a ser garantido a cada aluno”, informa Anibelli Neto

         Os novos estabelecimentos de ensino do Paraná deverão respeitar o espaço mínimo em sala de aula aos professores e aos estudantes. A normativa está prevista em projeto de lei protocolado esta semana na Assembleia Legislativa pelo deputado Anibelli Neto (PMDB). “Esta proposta vai garantir aos estudantes e professores condições de otimizar suas experiências dentro das instituições”, afirma o parlamentar.

         “Nossa intenção é fixar um número máximo de alunos por sala de aula e um espaço mínimo a ser garantido a cada aluno”, completou. De acordo com o projeto, as unidades de ensino infantil, fundamental e médio a serem instaladas no Paraná deverão respeitar o espaço mínimo em sala de aula de 4,5 metros quadrados ao professor e 1,2 metro quadrado por aluno.

         ALUNOS POR PROFESSOR – A normativa já vale para para as instituições construídas a partir da data de promulgação da lei. O projeto limita o número de estudantes por lecionador: no máximo cinco alunos de até um ano de idade por professor, oito alunos de um a dois anos de idade por professor, 13 alunos de dois a três anos por professor, 15 alunos de três a quatro anos por professor.

         Da primeira à quinta série do ensino fundamental, será permitido 25 alunos por sala de aula e da sexta à nona série do ensino fundamental e no ensino médio, 35 alunos por sala de aula.

         De acordo com Anibelli Neto, o Poder Executivo já editou, através da Secretaria de Estado da Saúde, as resoluções 318/02 e 162/05, que já prevem e determinam um espaço mínimo a ser respeitado por estudante.

         “Além disso, o presente projeto se baseia em dois projetos de lei em tramitação na Câmara Federal desde 2007 e com o mesmo objetivo, sendo que ambos encontram-se de acordo com as recomendações do MEC para uma melhor qualidade de ensino”, informa o deputado.

         MODELO – O governo do Estado, segundo o parlamentar, já respeita as medidas estipuladas no presente projeto desde o ano de 2005, data em que foi editada a resolução da secretaria de estado de saúde. “Podemos tomar como exemplo a construção do Colégio Estadual Eleutério Fernandes de Andrade, em Quitandinha”.

         “Tal colégio foi inaugurado em 2010 e respeita um espaço mínimo de 1,40 metro por aluno, enquanto a resolução estipula um espaço de 1,20 metro por aluno”, destaca Anibelli Neto. O projeto de lei, ainda segundo ele, vem no sentido de incluir tais determinações na legislação estadual e vai mais além, estabelecendo um número máximo de alunos por sala de aula.

         “A propositura de uma lei estadual é necessária devido ao fato de possuir mais força que uma simples resolução de uma secretaria, sendo amplamente discutida pelos poderes legislativo e executivo antes de ser promulgada”.

         DEBATE – Anibelli Neto também ressalta que existe um projeto em tramitação no Congresso, que tem objetivo semelhante ao ora proposto, visando alterar a lei de diretrizes e bases da educação nacional, estabelecendo um limite máximo de alunos por sala de aula.

         “Além disso, este projeto encontra respaldo na própria lei de diretrizes e bases da educação (Lei Federal 9394/96)”, informa. A especificação, segundo o deputado, está no artigo 25, que determina o dever das autoridades de estabelecer parâmetros para alcançar a relação entre o número de alunos e o professor e as condições materiais do estabelecimento e no artigo 75, que estabelece que a ação do Estado será exercida com o objetivo de garantir o padrão mínimo de qualidade de ensino.

         “Também não encontra óbice na Lei Complementar 101/00, uma vez que não oferece ônus ao estado, por estabelecer regras a serem obedecidas apenas nos novos estabelecimentos de ensino”, conclui Anibelli Neto.

                                   Foto legenda (3105prof estudante)
                                     Foto: Giuliano Gomes/SEED

Anibelii Neto quer garantir, por lei, espaço físico de professores e estudantes e número máximo de alunos por educador

Assembleia Legislativa do Paraná
Liderança do PMDB
Deputado Caíto Quintana
www.twitter.com/DeputadoCaito
Ronildo Pimentel
(41) 3350-4156, 9176-8814 e 9188-8956


Superou a expectativa

Follow momentodez on Twitter  Mesmo sem estar com postagens diárias, atualizadas como este bloguista gostaria, as visitas  no blog momento dez no mês de Maio superou as expectativas.
Por estar atarefado com outros afazeres muitas vezes o tempo é escasso, mas procuro sempre postar algo para informar e levar algo de bom aos leitores e amigos que aqui entram.
Quero agradecer sinceramente a cada visitante que aqui esteve, e convido a deixar seus cometários, pois este mês de maio fecha-se com um número expresivo de vistantes.
Muito obrigado a todos os 1.843 (um mil  oitocentos e quarenta e trés) visitantes que por aqui passaram no mês de maio, peço que sempre voltem e deixem seus comentários.

                               Airton Camargo : http://www.momentodez.blogspot.com/

Dia Mundial sem Tabaco – 31 de Maio

Em 1987  foi instituído pela Organização Mundial de Saúde OMS, o dia 31 de Maio como o Dia Mundial sem Tabaco. No mundo, sem restrições,  haverá atividades e eventos para conscientizar a todos sobre os males que o tabagismo causa ao organismo humano, além da dependência física e psíquica..

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Exoneração a pedido

Follow momentodez on Twitter  Para que muitos tagarelas se convençam e parem de criticar minha saida da administração de Carlos De Paula, em forma de comentários paupérrimos em vocabulário no blog, venho postar o requerimento de minha exoneração da Autarquia Águas de Sarandi.
    Ocorreu que tive prosposta mais vantajo$a  para voltar ao meu  trabalho anterior, como seria o melhor para o momento decidi pedir minha exoneração.
   Houve muitos pedidos para que eu ficasse, Regina, a Regi, diretora de planejamento, Marcão, diretor administrativo, entre tantos colegas de trabalho que ali fiz, muitos de carreira.
   Também me pediu com muito carisma para que eu analisasse minha decisão, o superintendente, Valdir da Silva, o Valdirzinho do agougue, como é mais conhecido.
  Mas eu já hávia decidido, e não tenho nada contra ninguem desta administração, foi uma opção minha, e tenho certeza que vou levar comigo por muito tempo os bons momentos que ali vivi como uma grande família.
   Desejos de muito sucesso a todos, muita saúde, paz e prosperidade.

                       Abaixo, o pedido, para sanar as duvidas dos incrédulos.  

domingo, 29 de maio de 2011

Marcão da Água, novo Twitteiro sarandiense

Follow momentodez on TwitterQuem está com  twitter novinho novinho é o nosso amigo  Marcão da Água, Marcos Pereira Duarte.
O Marcão, como é chamado pelos conhecidos, é diretor administrativo da Autarquia Águas de Sarandi, onde tive o prazer de compartilhar o espaço de trabalho por algum tempo.
Deixo aqui o twitter deste que me enviou um e-mail e informou a novidade, acessem: marpedu_











Muita sorte ao Marcos



Foto: Airton Camargo

Novembro de 2009

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Daindo Quintana, pai de Caíto Quintana,recebe título de cidania no Rio Grande do Sul

Follow momentodez on Twitter Caíto Quintana acompanha o pai que vai receber o título proposto pelo presidente e o secretário da Câmara de Vereadores de Santo Augusto,  Horácio Ferrando Dornelles e Jorge Luiz da Silva
           Um dos primeiros colonizadores do Sudoeste do Paraná, Daindo Bueno Quintana, 93 anos, será homenageado nesta sexta-feira (27) com o título de Cidadão de Santo Augusto, sua cidade natal no Rio Grande do Sul. Seu Daindo, como é conhecido, é pai do deputado estadual Caíto Quintana, líder do PMDB na Assembleia Legislativa.

            A homenagem foi proposta pelos vereadores Horácio Ferrando Dornelles e Jorge Luiz da Silva, presidente e secretário da Casa de Leis, respectivamente. A sessão solene para entrega do título está programada para iniciar as 20h no Plenário da Câmara de Vereadores de Santo Augusto.

            O deputado Caíto Quintana viajou ao Rio Grande do Sul para acompanhar o pai para a homenagem  no município gaúcho. "É uma honraria muito grande para a nossa família, amigos e companheiros. Estarei junto com meu pai, unido a ele e acompanhando de perto o reconhecimento a homenagem a este senhor de 93 anos que muito me orgulha", declarou o líder do PMDB.

            CONTEXTO – O título, de acordo com os autores do decreto legislativo 129, de 16 de maio de 2011, é um reconhecimento aos trabalhos prestados por Seu Daindo dentro do movimento emancipacionista e pelos relevantes serviços realizados a toda comunidade durante o período que o mesmo residiu em Santo Augusto.

            Horácio Dornelles e Jorge da Silva informam que Daindo nasceu em Santo Augusto no final da década de 1910, onde residiu até década de 1960. O pai de Caíto Quintana é tido como um dos pioneiros e batalhador das causas da comunidade santo-augustense. "Foi e é um grande homem, por isso nossa homenagem a ele", afirmam.


***(( BOX ))***

Município começou a ser formado um
ano antes do nascimento de Seu Daindo

            Localizado na região do Noroeste Colonial do Rio Grande do Sul, Santo Augusto está de 480 quilômetros da capital Porto Alegre. O município está na região limítrofe das cidades de Ijuí, Coronel Bicaco, Três Passos, Palmeira das Missões, Santa Rosa, entre outros.

            A formação da comunidade teve origem em 1918, um ano antes do nascimento de Seo Daindo, com a instalação de uma casa comercial às margens da estrada que ligava a Colônia Militar do Alto Uruguai a Ijuí e Catuípe (este conhecido por Rio Branco). O estabelecimento foi instalado por Pompílio Silva, com apoio do fazendeiro João Batista Chagas, o qual possuía grande parte das terras desta região.

            Em 28 de outubro de 1928, Santo Augusto passou a ser Distrito de Palmeira das Missões e em 1945, com a emancipação de Três Passos, passou a integrar este, na condição de Distrito. Em 1959, pela Lei Estadual n° 3.721 de 17 de fevereiro, foi criado o Município de Santo Augusto.


                                                  Foto legenda (2605pai do caito)

Daindo Bueno Quintana, pai do deputado Caíto Quintana, recebe nesta sexta (27) o título de cidadania de Santo Augusto, no Rio Grande do Sul

Foto: Acervo da Família Quintana

Economia solidária quer secretaria própria e tratamento diferenciado da micro e pequena empresa

Follow momentodez on Twitter    Entidades de economia solidária e representantes governamentais são contrários à transferência da atividade do Ministério do Trabalho para Secretaria Especial de Micro e Pequena Empresa e querem criação de órgão específico

Os representantes de órgãos públicos, de entidades e empreendimentos da economia solidária no Paraná, de maneira unânime, são contrários ao projeto de lei 865/2011 que transfere a economia solidária do Ministério do Trabalho e Emprego para a recém criada Secretaria Nacional de Micro e Pequena Empresa. Para os participantes da audiência pública promovida na Assembléia Legislativa para discutir o tema, nesta quinta-feira (26), a economia solidária, por suas características, precisa de políticas públicas específicas, com verbas e programas próprios.
Para o deputado Elton Welter, que preside a Frente Parlamentar da Economia Solidária e conduziu a audiência pública, as entidades representativas do movimento da economia condenam a transferência das atribuições e consideram a lei um retrocesso. “A economia solidária é diferente da micro e pequena empresa. É baseada no associativismo, na cooperação e na solidariedade do trabalho coletivo e, portanto, precisa de uma política própria. O ideal é que seja criada uma secretaria nacional de Economia Solidária, nos mesmos moldes que a recém criada secretaria da micro e pequeno empresa”, disse.

Segundo o diretor-geral da Secretaria de Trabalho, Emprego e Promoção Social, Iran Rezende, isso será realidade em breve no Paraná. “A economia solidária terá espaço privilegiado nas ações de governo. Já está tramitando na Assembléia Legislativa a proposta que transforma a atual estrutura em Secretaria de Trabalho e Economia Solidária porque entendemos que cabe ao poder público criar mecanismos de apoio àqueles que trabalham coletivamente, sem visar lucro”, afirmou.
Magda Mascarello, representante do Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo- Cefuria, analisa que o está em risco com a transferência da economia solidária para a secretaria de micro e pequenas empresas é a identidade do movimento. “ A economia solidária nunca teve um caráter empresarial. Nós não incluímos na nossa organização o lucro. Se há excedente do nosso trabalho, ele se transforma em partilha. Queremos uma política que nos dê o direito de produzir coletivamente”.
 Ana Eloísa Alves, do empreendimento Arte e Fuxico, de São José dos Pinhais, diz que o governo agiu de forma precipitada e não ouviu entidades ou pessoas que vivem da economia solidária. “ Um empreendimento de economia solidária é muito diferente de uma micro ou pequena empresa. Nosso conceito e a nossa realidade são outras. Precisamos é de programas e linhas de microcrédito sem burocracia”, explicou.
Maurício Barcelos, da coordenação do Fórum Paranaense de Economia Solidária diz que tanto o Fórum Brasileiro de Economia Solidária como fórum estadual já se posicionaram contrariamente ao projeto que tira a Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho .”O Ministério do Trabalho não é a nossa casa, assim como a Secretaria de Micro Empresa também não é. O que reivindicamos é uma secretaria nacional específica para a economia solidária. Existem 229 programas em 22 ministérios que têm relação com a economia solidária. Está na hora do governo reconhecer a importância da atividade”.
Carlos Cavalcanti, do Movimento de Catadores de Materiais Recicláveis, diz que faltou diálogo com as entidades representativas do movimento social. “ A proposta não foi discutida com as entidades que representam os trabalhadores e nem com os empreendimentos da economia solidária. Não temos nada contra as micro e pequenas empresas, é bom que o governo tenha criado uma secretaria para dar apoio aos empreendedores, mas nossa filosofia é outra, nossa atividade é diferente e assim precisa ser tratada”, afirmou.


Assessoria de Imprensa Deputado Elton Welter
Jornalista responsável: Débora Iankilevich (RP 1069)

Raupp defende Pugliesi na presidência do PMDB-PR

Follow momentodez on Twitter   Presidente nacional do PMDB participou de evento em Curitiba; Deputado Nereu Moura, da Executiva Estadual do PMDB, diz que Pugliesi tem independência para conduzir o partido
        O presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), defendeu a permanência do deputado Waldyr Pugliesi, na presidência do PMDB do Paraná. A manutenção de Pugliesi, segundo Raupp, é fundamental para não “esfacelar” o partido no Estado, destacou a jornalista Roseli Abrão, do Hora H News. A preocupação do senador é com base nas declarações do ex-governador Orlando Pessuti, de que deseja assumir o cargo.
         Raupp participou, no último sábado, do evento promovido em Curitiba pela Fundação Ulysses Guimarães (FUG) e o PMDB. Segundo o presidente nacional, o PMDB do Paraná precisa manter Pugliesi no comando para evitar um racha em razão da disputa interna que existe entre Pessuti e o senador Roberto Requião.
         A manifestação de Raupp está embasada na decisão do diretório nacional do PMDB, que decidiu no início do ano prorrogar os mandatos das atuais Executivas Estaduais. “O mandato de Pugliesi foi estendido até dezembro de 2012”, informa a jornalista.
          RESPALDO – O entendimento do presidente nacional do PMDB, também é respaldado pelo deputado estadual Nereu Moura, que ficou apreensivo com os planos do ex-governador, segundo informa a jornalista Elizabete Castro, de O Estado do Paraná.
          “O Pessuti tem um problema mal resolvido com o Requião. Acho que temos de trabalhar para uma chapa de consenso, com o propósito de fazer o partido crescer e não dividir”, afirmou Nereu Moura, integrante da executiva estadual do PMDB.
          De acordo com o deputado, o ideal é que Pugliesi permaneça no comando do PMDB do Paraná. Em fase de distanciamento de Requião, o atual presidente do partido é descrito por Moura como alguém com independência suficiente para não deixar que uma corrente se sobreponha à outra nas decisões sobre as eleições municipais do próximo ano.
          UNIÃO – “O Pugliesi não faz o jogo do Requião, nem de ninguém. Ele tem estatural histórica e moral para não ter que seguir a cartilha de outros”, comentou. Se Pessuti decidir postular a presidência do partido, Moura acha que será a senha para o recrudescimento das hostilidades entre o ex-governador e o senador, informa a jornalista.
         “O Requião é senador, é nossa maior liderança. Ele e o Pessuti precisam se acertar, pelo menos conversar. Vai ser uma desgraça se entramos nesse confronto. Nós estamos naquela fase em que precisamos é de união. Se formos para outro lado, vai ser suicídio”, avaliou Nereu Moura.
                                                 Foto legenda (2505raupp e pugliesi)

Presidente nacional do PMDB, Valdir Raupp e o presidente estadual, Waldyr Pugliesi, durante encontro da Fundação Ulysses Guimarães em Curitiba
Foto: Ronildo Pimentel

Assembleia Legislativa do Paraná
Liderança do PMDB
Deputado Caíto Quintana
www.twitter.com/DeputadoCaito
Ronildo Pimentel
(41) 3350-4156, 9176-8814 e 9188-8956

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Pai espanca filho adolescente em Maringá

Follow momentodez on TwitterUm pai espancou seu filho adolescente por  tomar trés banhos por dia na cidade de Maringá, Paraná.
O caso foi parar na delegacia de policia civil, pois se trata de caso de lesão corporal.
Segundo informações, o caso poderá ter desfecho complicado para o pai do menor, que poderá ser indiciado e incluido em inquérito policial, podendo sofrer penas que vão de reclusão, a termo circunstânciado.
O caso está sendo analisado pelas autoridades competentes.

"Educar a criança de hoje, para não corrgir o adulto de amanhã."

sábado, 21 de maio de 2011

Welter apresenta projeto para incentivar a produção agroecológica

Follow momentodez on Twitter O deputado Elton Welter (PT) apresentou na Assembleia Legislativa projeto de lei que incentiva a implantação de um sistema de produção agroecológica pelos agricultores familiares no Estado. “Ao propor uma alteração nos processos de produção de alimentos, com a conversão para os sistemas agroecológicos, vamos garantir uma política mais conservacionista, inclusive no tocante à proteção da qualidade hídrica dos nossos cursos d’água, ao diminuir as ações com a utilização de produtos químicos”, afirma o parlamentar.

  Welter explica que o projeto – a proposta recebeu apoiamento em Plenário na sessão do último dia 16 de maio e agora aguarda pareceres das comissões permanentes do Legislativo – muda o paradigma que tem orientado o uso do solo no Paraná. “Vamos aliar políticas de produção com as de conservação ambiental e, ao mesmo tempo, oferecer ao Executivo as bases legais para esta ação.”

 De acordo com o projeto, “considera-se sistema de produção agroecológica a proposta de agricultura que seja socialmente justa, economicamente viável, ecologicamente sustentável e que englobe formas de produção orgânica, biodinâmica ou outros estilos de base ecológica”. No artigo terceiro do projeto, o parlamentar estabelece o seguinte: “O Governo do Estado definirá políticas de incentivo à adoção de sistema de produção orgânica, biodinâmica ou outros estilos de base ecológica”. Entre os instrumentos de incentivo estão listados a prestação de assistência técnica e extensão rural pública, a pesquisa agroecológica, a comercialização de produtos agroecológicos, apoio a feiras agroecológicas e processos de certificação de qualidade.

 Agrotóxicos – Elton Welter lembra que o processo de produção de alimentos e matéria-prima na exploração dos solos agrícolas do Paraná é um dos principais alicerces da economia do Estado. “Somos o maior produtor de grãos, com maior destaque para a produção de soja, milho, feijão e trigo. Também somos referência nacional na produção de carne de frango e suínos. Somos o segundo maior produtor de leite do Brasil.”

Por outro lado, de acordo com o deputado, o Paraná é o maior usuário de agroquímicos: “Apesar de o estado ter uma legislação específica sobre agrotóxicos, a sua utilização tem preocupado os diversos setores de saúde pública e do meio ambiente”, frisa. Ele cita como exemplo de preocupação a degradação dos rios e diz que “principalmente nos mananciais de abastecimento público já atinge situações críticas, como as constatadas nas regiões de Toledo, Cascavel, Curitiba, Arapongas e Ponta Grossa”. Por essa situação de uso de produtos químicos e também pelo impacto que os solos sofrem com a utilização constante de máquinas e equipamentos é que o projeto defende o incentivo à agroecologia. Esta prática vê a agricultura como um sistema vivo e complexo, inserida na natureza rica em diversidade, inúmeros tipos de plantas, animais, microorganismos, minerais e infinitas formas de relação entre todos os habitantes da Terra.

Débora Iankilevich ( RP 1069). fone 9162 7838,  assessora de comunicacao do mandato

Jornalista : Nádia Fontana

Roberto de Souza

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Coleta de recicláveis

Follow momentodez on Twitter    Passando por uma rua de Maringá, Paraná, não me escapou a observação de um trabalho positivo realizado por um caminhão com um altofalante em volume até baixo, anunciando e incentivando a coleta seletiva do lixo.
Juntamente com este caminhão estavam os coletores, na verdade coletoras, pois se tratava de mulheres que passavam casa por casa observando a presença de reciclado deixado para ser coletado.



Seria muito bom se este trabalho se estendesse a todos os municipios, e os moradores engajados com o trabalho de coleta seletiva sem dúvidas irão contribuir e muito para a não poluição das ruas, bueiros e consequentemente, rios e corrégos.
O  número de garrafas PET de refrigerantes de diversas marcas jogadas em terrenos baldios é grande, também se encontra muitas sacolas plásticas entre outros.
Informações de que até final de 2014 todos os supermercados deverão banir as sacolas plásticas e substitui-las por biodegrádaveis incentivam os consumidores a conter a poluição do planeta com este tipo de material de dificil decomposição.
Alguns materiais plásticos levam mais de cem,(100) anos para decompor na natureza, enquanto que nossas vidas não duram tanto.

Paraná encerra vacinação neste dia 20

Follow momentodez on Twitter  O estado do Paraná encerra a vacinação contra a gripe H1N1 nesta sexta-feira dia vinte,(20).
Com a meta atingida, a Secretaria de Saúde conseguiu vacinar 80% do grupo destinado a receber a imunização, que incluem gestantes, crianças de (06) seis meses a (02) dois anos e idosos.
Alguns municipios  devem continuar até sábado com a vacinação, sendo estes, em números bem reduzidos.
O principal alerta do governo é o cuidado com a entrada do inverno, estação em que o corpo humano sofre muito com as variações de temperatura, de manhã bem frio, periodo da tarde sol quente,chegando a fazer muito calor, a noite o frio novamente.

Com estas mudanças, nosso organismo sofre e enfraquece nossa defesa natural contra microorganismos e virús, deixando assim porta aberta para várias e  indesejadas visitas em nosso corpo.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Nuvens baixas e escuras

Follow momentodez on Twitter Nesta tarde de quarta feira, (18/05), o céu de Maringá, Paraná, ficou bem nublado.

As nuvens davam a certeza de que viria uma grande chuva, porem esta não aconteceu, somente frio para nós Sarandienses, Maringaenses e região.
A  chuva já chega a ser muito desejada, pois chega a ser longo o periodo de estiagem no norte e noroeste paranaense.
Chegando a chuva, com certeza teremos queda maior de temperatura.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

PMDB-PR defende legalidade da eleição de Maurício Requião

Follow momentodez on Twitter   A Executiva Estadual do PMDB do Paraná aprovou, por unanimidade, nesta segunda-feira (16), manifesto proposto pelo deputado Nereu Moura de apoio e de defesa da legalidade da eleição e nomeação de Maurício Requião como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE).

         Maurício Requião foi escolhido, em 2008, conselheiro do TCE em eleição direta na Assembleia Legislativa e nomeado para o cargo vago com a aposentadoria compulsória de Henrique Neigeboren.

         O ato foi contestado juridicamente, já tendo sido objeto de duas decisões do Tribunal de Justiça do Paraná, favoráveis a Maurício Requião, e ainda encontra-se sub judice apenas na espera de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre uma reclamação que, a rigor, também perdeu seu objeto.

         Esta condição não foi observada pelo presidente da Assembleia Valdir Rossoni, que revogou a convocação e eleição do conselheiro usando de fundamentos já recusados pela Justiça do Paraná. O governador Beto Richa acompanhou a decisão, e cancelou a nomeação do conselheiro.

         O presidente da Assembleia convocou nova eleição para a vaga que está sub judice. Maurício Requião já anunciou que entrará com representação judicial contra essa medida ilegal e de fortes contornos políticos.

         O PMDB do Paraná defende a legalidade do processo que resultou na eleição e nomeação de Maurício Requião, “como defenderia de qualquer outro votado e nomeado dentro de um processo legítimo como neste caso”, informa o presidente, deputado Waldyr Pugliesi.
                               Foto legenda (2909pugliesi)

Presidente do PMDB do Paraná, deputado Waldyr Pugliesi
Foto: Nani Góis

Assembleia Legislativa do Paraná
Liderança do PMDB
Deputado Caíto Quintana
www.twitter.com/DeputadoCaito
Ronildo Pimentel
(41) 3350-4156, 9176-8814 e 9188-8956

Mia Cara Curitiba acontece do dia 27 de maio ao dia 05 de junho

Follow momentodez on Twitter              Mia Cara Curitiba acontece do dia 27 de maio ao dia 05 de junho
                                         Semana italiana terá espetáculo de luz ao ar livre

  Assessoria de Imprensa Prefeitura de Curitiba

Curitiba será palco, de 27 de maio a 5 de junho, do evento Mia Cara Curitiba, semana em comemoração aos 150 anos da unificação da Itália. A programação será aberta no dia 27, às 20h, na praça Generoso Marques, com espetáculo da companhia de entretenimento Studio Festi.
O grupo projetará o "Concerto de Imagens" nas fachadas do Paço da Liberdade e de outros prédios da praça, e iluminará o local com a instalação "Arquitetura de Luz".
"Durante todo o evento teremos uma bela programação cultural e social em espaços abertos da cidade para que todas as famílias curitibanas participem", diz o prefeito Luciano Ducci.
O Mia Cara Curitiba é uma realização consulado geral da Itália em Curitiba em parceria com a Prefeitura e o Instituto Municipal de Turismo.
A expectativa é que dez mil pessoas assistam à abertura da programação. Na ocasião, o Paço da Liberdade se iluminará. As bandeiras da Itália, do Brasil, do Paraná e de Curitiba cobrirão a fachada do prédio. Uma bailarina presa em uma esfera colorida voará acima do público ao longo da praça Generoso Marques e acenderá, com um toque, a "Arquitetura de Luz".
Até o fim do evento, em 5 de junho, a "Arquitetura de Luz" será acesa na praça diariamente, às 20h, precedida pelo “Concerto de Imagens”, uma composição de imagens que será projetada na fachada dos prédios.
"Com o Mia Cara Curitiba, vamos celebrar a amizade entre Brasil e Itália e também atrair um grande número de visitantes para Curitiba, movimentar o setor turístico", diz a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika. "O evento também antecipará as comemorações do Momento Itália-Brasil, celebração do ano da Itália no Brasil, que terá início em outubro, em todo o País".

O grupo - O Studio Festi cria eventos culturais monumentais, com linguagem estética e poética que se tornou uma referência no mundo. A abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno em Turim, o Campeonato Mundial de Natação em Roma, a homenagem de aniversário do terremoto de Kobe, no Japão, a entrada do solstício de verão em São Petersburgo, na Rússia, estão entre as grandes produções do Studio Festi.
Os eventos são projetados pelo artista italiano Valerio Festi e realizados pela dramaturga Monica Maimone. Os espetáculos comunicam, por meio de experiências visuais e emotivas, imagens tocantes, que despertam memórias.

Mais atrações - O evento Mia Cara Curitiba também terá exposições de fotografias e artes plásticas. De 28 de maio a 5 de junho, no Shopping Palladium, o público poderá conferir a mostra “Omaggio Alla Sicilia”, do artista italiano Paolo Barone, com imagens que retratam a natureza, arte, tradição e gastronomia siciliana.
No mesmo período, no Memorial de Curitiba, a fotógrafa Liz Wood apresentará Imigração Italiana e a artista Margot Ferrari Lago mostrará "Máscaras de Veneza", com curadoria de Leila Alberti e de Luis Molossi.
No dia 29, das 10h às 13h, haverá dança folclórica italiana com seis grupos paranaenses, no Memorial de Curitiba.
O Mia Cara Curitiba também apresentará a "Sentimana Della Gastronomia Italiana". Vários restaurantes farão um cardápio comemorativo para o jantar, com preço fixo de menu, que terá prato principal e sobremesa italianos. As casas também oferecerão opção de vinho.
Outra atração é a "Corritaliabrasile", no dia 29, corrida com percurso que atravessa Santa Felicidade, e a mostra de filmes italianos atuais na Cinemateca, de 30 de maio a 3 de junho, com sessões às 16h30 e 20h.
A produção do Mia Cara Curitiba é de Dado Dantas e Ilse Lambach. O site do evento é www.miacaracuritiba.com.

ATRAÇÕES:
Abertura com espetáculo do Studio Festi
Data: dia 27
Horário: às 20h
Local: praça Generoso Marques, no Centro
"Concerto e Imagens" e "Arquitetura de Luz", do Studio Festi
Data: diariamente, de 27 de maio a 5 de junho
Horário: 20h
Local: praça Generoso Marques, no Centro
Exposição fotográfica "Omaggio Alla Sicilia", de Paolo Barone
Data: de 28 de maio a 3 de junho
Horário: das 11h às 23h
Local: Shopping Palladium (avenida Presidente Kennedy, 4121, Portão)
Exposição "Imigração Italiana" e "Máscaras de Veneza"
Data: de 28 de maio a 5 de junho
Horário: das 9h às 18h
Local: Memorial de Curitiba (Rua Doutor Claudinho dos Santos, 79, Centro)
Apresentação de dança folclórica
Data: de 29 de maio a 5 de junho
Horário: às 10h
Local: Memorial de Curitiba (Rua Doutor Claudinho dos Santos, 79, Centro)
Sentimana Della Gastronomia Italiana
Data: de 28 de maio a 5 de junho
Local: vários
Corritaliabrasile
Data: dia 29
Horário: 7h20
Local: largada do Restaurante Madalosso (avenida Manoel Ribas, 5875, Santa Felicidade)
Mostra de Cinema - Filmes Italianos Atuais
Data: de 30 de maio a 3 de junho
Horários: sessões às 16h30 e 20h
Local: Cinemateca (rua Carlos Cavalcanti, 1174, Centro)
Canti d’Italia
Data: 4 de junho
Horário: 20h
Local: Canal da Música (Rua Julio Perneta, 695, Mercês)
Missa solene e apresentação de corais
Data: 5 de junho
Horário: 11h     
Local: Igreja do Rosário (praça Garibaldi, São Francisco)

Fonte: recebido de pamelaleony@hotmail.com

A morte rápida

Follow momentodez on Twitter  Segundo relatos de policiais militares da cidade de Maringá, Paraná, tudo indica que já foi encontrado pequena quantidade da nova substância quimica entorpecente conhecida como OXI.
A droga que é causadora de grande dependência a partir do primeiro uso mata bem mais rápido que qualquer outra já existente.
O OXI começou a entrar no Brasil nas fronterias do Brasil com Colombia, Equador e Bolivia, não se sabe qual o maior fornecedor, mas origina-se nesta parte da Amazônia.
O começo da circulação do OXI no Brasil se iniciou nos Estado do Norte, Manaus, Mato Grosso, logo se espalhando para oeste e centro oeste, também já foi registrado casos de OXI em SP e RJ.
Das substâncias mais nocivas a saúde de quem consome está gasolina, ou querosene, e cal virgem de construção, entre tantas outras são inumeráveis.
Analises feitas nas substâncias levaram a denominar esta droga com este nome que seria o diminuitivo de oxidação, pois seu efeito sobre o organismo humano é terrivel, seria como a ferrugem (oxidação) no ferro ou lata, é destruição com certeza.
Observando bem, podemos ver como se um placar esportivo, 0 X 1, assim , o zero seria as vidas, o um a terrivel droga. Neste placar as vidas estariam perdendo de UM a ZERO para o OXI.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Prorrogação da vacinação

Follow momentodez on Twitter Os Estados Brasileiros deverão manter a vacinação contra a Gripe A, H1N1, a gripe suina.
Segundo o Ministério da Saúde os estados irão porrogar a vacinação com datas diferentes para o encerramento, continuando como estava, indo terminar em Junho, alguns terminarão antes de 13 de Junho.
O motivo do governo  continuar com a vacinação é a ausência de pessoas nos postos, com esta tática espera-se concluir a expectativa do Ministério da Saúde, que é vacinar cerca de 24 milhões de pessoas.

domingo, 15 de maio de 2011

Agora quem dá a bola é o Santos

Follow momentodez on Twitter Nesta tarde de domingo,(15/05) jogando na Vila Belmiro, o Santos venceu o Corintians por dois tentos  a um, ( 2x1).
No primeiro tempo o Santos abriu o placar aos 16 minutos com um gol de Arouca, abrindo assim o caminho para conquistar a taça.
Aos 38 minutos do segundo tempo Neymar balançou de novo a rede do Corintians fazendo dois a zero no placar.
Chegando aos 41 minutos, Moraes acertou para o Corintians, diminuindo para dois a um, placar final, Santos, campeão paulista de 2011 , 2 X 1 Corintians.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Vacinação encerrada

Follow momentodez on TwitterTerminou hoje (13/05) a vacinação contra a Gripe influenza A, do temível vírus H1N1.
A expectativa do governo éra de atingir vinte e quatro milhões de pessoas vacinadas, porém os números chegaram pouco mais de  dezoito milhões de pessoas imunizadas.
Estavam no grupo para receberem a vacina, idosos, índios, crianças de seis meses a 2 anos e gestantes

Cães abandonados recebem atenção

Follow momentodez on Twitter Voluntárias buscam apoio para ampliar atendimento aos animais abandonados

         Um grupo de protetores de animais, liderado por Ieda Ferreira Trindade, está buscando apoio da sociedade e de órgãos públicos para ampliar o atendimento e proteção aos animais abandonados nas ruas de Curitiba e cidades da região metropolitana. A intenção é garantir uma estrutura específica e a inclusão de seu trabalho programa de castração mantido pela prefeitura, que ajuda no controle da proliferação desenfreada de cães e gatos.

         As protetoras voluntárias recolhem os pequenos animais que são vítimas de atropelamento ou de maus tratos, providenciam tratamento quando necessário, trabalho de higiene e alimentação. Os cães e gatos recolhidos nas ruas são apresentados em uma feira de adoção de animais usados, que acontece todos os sábados, das 9h às 15h, nas intermediações da rotatória localizada na confluência das ruas Deputado Mário de Barros e Marechal Hermes, no Centro Cívico de Curitiba.

         A estrutura reivindicada por Ieda, que há duas décadas se dedica a resgatar e proteger animais abandonados, seria um espaço mais adequado e com cobertura para a realização da feira. O espaço utilizado atualmente, fica a céu aberto, o que prejudica o trabalho nos dias em que o clima apresenta variações, muito comuns em Curitiba.

         As protetoras dedicam algumas horas diárias para recolher os animais nas ruas, que são levados para as próprias residências. Sem apoio oficial, elas querem que a prefeitura ou outro órgão público, ajude no trabalho de castração de cães e gatos, serviço que acaba elevando muito os gastos das voluntárias.

         EXCESSO DE ANIMAIS – A ação de Ieda e seu grupo vai de encontro ao tema debatido em recente encontro promovido pela promotoria de Justiça e do Meio Ambiente do Ministério Público (MP). O órgão promoveu um debate onde ficou constatado o excesso de animais abandonados nas ruas de Curitiba.

         De acordo com o promotor Edson Luis Peters, este é um dos principais problemas identificados pelo MP. O controle de natalidade foi apontado como solução para o problema. O encontro reuniu representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, Conselho Municipal de Proteção animal, universidades com cursos de veterinária e entidades não governamentais de proteção aos animais.


**(( BOX ))**

Caíto Quintana encaminha o pedido de protetoras voluntárias de animais

         O deputado Caíto Quintana, líder do PMDB na Assembleia Legislativa, recebeu em seu gabinete Ieda Ferreira Trindade. Caíto disse que há um bom tempo acompanha o trabalho das protetoras voluntárias de animais que atuam em Curitiba e cidades da região metropolitana.

         Caíto enviou ofício da secretária de Urbanismo de Curitiba, Suely Hass, solicitando o agendamento de uma audiência de Ieda com os responsáveis pelo programa de castração mantido pela prefeitura. “É preciso uma conscientização da sociedade para evitar o abandono e o consequente sofrimento dos animais nas ruas”, disse o deputado.


SERVIÇO:
Feira de Adoção de Animais Usados
Dia e horário: Todos os sábados das 9h às 15h
Local: Confluência das ruas Deputado Mário de Barros e Marechal Hermes, no Centro Cívico de Curitiba
Mais informações sobre o trabalho das protetoras e como adotar animais abandonados pelos telefones (41) 3363-2369, 3206-2369 ou 9991-7906.


                                                      Foto legenda (cães maltratados)

Grupo quer ampliar o atendimento e proteção aos animais abandonados e maltratados em Curitiba

Fonte: e-mail -  ronipimentel@hotmail.com

quarta-feira, 11 de maio de 2011

O Senhor está contigo...

Follow momentodez on Twitter
"Esforça-te, e tem bom ânimo. Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo. Não to mandei Eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares. Tão-somente esforça-te, e tem bom ânimo".

JESUS - Josué 1:6,7,9,18

terça-feira, 10 de maio de 2011

Cascavel, cuidados com água parada

Follow momentodez on Twitter
Endemias faz mutirão e alerta sobre cuidados com água parada

Dando continuidade aos trabalhos de combate ao mosquito transmissor da dengue, o Programa de Controle de Endemias realiza nos Bairros Universitário e São Cristóvão, um mutirão de combate e conscientização contra a dengue. Agentes de endemias irão visitar e orientar a população na limpeza do lote e distribuir sacos de lixo, além de verificar terrenos baldios recolhendo lixo e identificando possíveis criadouros do Aedes aegypti.


Sacos são entregues para moradores recolherem o lixo


A diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Cascavel, Maria Vilma Aguirre, lembra que uma das funções do agente de endemias é orientar a população a recolher os recipientes que podem acumular água em terrenos baldios. “O agente distribui sacos de lixo para a população um dia antes do mutirão. Quem deve fazer a limpeza dos lotes e residências são os proprietários dos imóveis”, frisa.

O secretário de Saúde, Ildemar Marino Canto, lembra que cada cidadão deve ser um agente de prevenção da dengue. “É nosso dever enquanto vigilantes da saúde pública adotarmos os cuidados necessários para prevenir a dengue. Só os profissionais de saúde não acabam com a dengue. É preciso participação de cada cidadão nesse processo”.

A ação terá início às 8 horas, no Bairro Universitário, área em que foi detectado dois dos quatro casos de dengue em Cascavel este ano e, no mesmo horário, no Bairro São Cristóvão, Região Leste da cidade.

Para tomar medidas preventivas e impedir que a dengue chegue até o seu bairro ou sua casa, a melhor atitude é combater os focos de acúmulo de água. Esses locais são propícios para a criação e reprodução do mosquito transmissor da dengue.

Ajude Cascavel a combater a dengue. Para prevenir a chegada da doença veja alguns cuidados importantes:


1 - Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.
2 - Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.
3 - Não jogue lixo em terrenos baldios.
4 - Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.
5 - Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje.
6 - Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.
8 - Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.
9 - Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.
10 - Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.
11 - Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.

FONTE: MINISTÉRIO DA SAÚDE

Alerta tambem em Cascavel

Follow momentodez on Twitter
Em Cascavel, Paraná, o índice de infestação do mosquito é grande.
Em trabalhos de prevenção, as equipes da vigilância sanitária do municipio encontraram mais de 6,5% de infestação por larvas do Aedes Aegypti, número considerado elevado.
Para estar dentro das espectativas os numeros não poderiam passar de 1,9 % de infestação por larvas.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Assembleia aprova classificação....

Assembleia aprova classificação da visão monocular como deficiência no Paraná

Tinha que existir um caminho para atender essas pessoas e também para que se corrija distorções sociais no que se refere aos direitos trabalhistas”, diz Caíto Quintana, autor do projeto

       A Assembleia Legislativa aprovou em primeira discussão, nesta segunda-feira (9), o projeto do deputado deputado Caíto Quintana, líder do PMDB na Assembleia Legislativa, que classifica a visão monocular como deficiência visual no Paraná.

         A proposta, reapresentada no início do ano, busca amparar as pessoas que apresentam problema de cegueira em um olho, mas por não estarem enquadradas dentro de legislação específica, ficam à margem das políticas públicas de apoio aos portadores de deficiência visual.

   A visão monocular, segundo Caíto, dificulta a compreensão das noções de profundidade e distância causando limitações físicas, psicológicas, psicossociais, educacionais e laborativas, além de discriminação social aos usuários de próteses oculares.

         “Tinha que existir um caminho para atender essas pessoas e também para que se corrija distorções sociais no que se refere aos direitos trabalhistas”, destacou o deputado. “Hoje os deficientes monoculares tem tratamento diferenciado que beira a discriminação”, completou.

     O projeto, segundo Caíto, atende reivindicação encaminhada pela Associação Brasileira dos Deficientes com Visão Monocular (ABDVM). A intenção é promover tratamento isonômico com as demais deficiências, além de proporcionar uma melhor qualidade de vida às pessoas com visão monocular no Paraná.

         “A ideia é promover tratamento isonômico com os demais tipos de deficiências e para isto contamos com o apoio de todos os parlamentares para que este projeto tão importante seja aprovado”, finaliza Caíto.

         A proposta será votada em segunda discussão na terça, 10. Caso não haja apresentação de emendas, segue para sanção do governador Beto Richa (PSDB).

         REIVINDICAÇÕES HISTÓRICAS – No Brasil, a proteção aos portadores de necessidade especial é um preceito expresso na Carta Magna de 1988, bem como na Convenção da ONU (Organização das Nações Unidas), sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

         O texto foi ratificado pelo país e goza de “status” constitucional, nos termos do § 3º, do art. 5º, da Constituição Federal (Emenda Constitucional nº. 45/2004).

         Assim, existe um arcabouço jurídico, o Decreto Federal nº. 3.298/1999, descrevendo os quadros de deficiências físicas, auditivas, visuais ou intelectuais. Entretanto, as pessoas com visão monocular – cegueira de um olho – não estão enquadradas expressamente em tal diploma, ficando à margem da proteção Estatal.

         Ao se tratar das vedações no mercado de trabalho público e privado, tais cidadãos são proibidos de exercer  carreiras profissionais em órgãos públicos das Forças Armadas, de segurança, casas legislativas e empresas da iniciativa privada.

         A vedação ocorre ainda para atuar em áreas médico/científicas, em função do uso de aparelhos que exigem a visão binocular (nos dois olhos).

         As restrições aos portadores da deficiência acontecem ainda para motoristas profissionais nas categorias “C”, “D” e “E” e profissões conexas. Elas tem direito apenas a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias “A” e “B”, segundo a Resolução n°. 267/2008 – Anexo II – CONTRAN.

         Na área profissional as restrições abrangem ainda a atuação em plataformas petrolíferas, como operadores de guindaste e máquinas de grande porte, indústrias químicas, laboratórios, comissário de bordo, controlador de voo, etc.

         ÁREA JURÍDICA – Diante destas dificuldades, o Poder Judiciário reconhece a inclusão da visão monocular enquanto deficiência visual com destaque ao Supremo Tribunal Federal (STF) ao julgar o Recurso Ordinário em Mandado de Segurança (RMS) nº 26071-DF que assegurou o direito a reserva de cargos públicos aos cidadãos com visão monocular, na linha dos demais Tribunais Superiores e Estaduais. No Estado do Paraná, há inúmeros precedentes do Tribunal de Justiça.

         Na Constituição Federal, consagrou-se ser atribuição comum à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios a proteção e a garantia das pessoas com deficiência (art. 23, inciso II), bem como competência legislativa concorrente aos Estados e à União para a edição de normas sobre proteção e integração social das pessoas com deficiência (art. 24, inciso XIV).

         O Estado do Espírito Santo (ES) já editou a Lei Estadual nº. 8.775/2007 visando a proteção de tais cidadãos, existindo projetos de lei idênticos no Amazonas, na Bahia, no Ceará e em Minas Gerais, caracterizando a urgência do pleito.

       Foto legenda (plenário assembléia)
Plenário da Assembleia aprovou por unanimidade a proposta do deputado Caíto Quintana que classifica a visão monocular como deficiência no Paraná ,  Foto: Ronildo Pimentel

Assembleia Legislativa do Paraná
Liderança do PMDB
Deputado Caíto Quintana
www.twitter.com/DeputadoCaito
Ronildo Pimentel / Olir Pivatto
(41) 3350-4156, 9176-8814 e 9188-8956
Follow momentodez on Twitter