terça-feira, 10 de maio de 2011

Cascavel, cuidados com água parada

Follow momentodez on Twitter
Endemias faz mutirão e alerta sobre cuidados com água parada

Dando continuidade aos trabalhos de combate ao mosquito transmissor da dengue, o Programa de Controle de Endemias realiza nos Bairros Universitário e São Cristóvão, um mutirão de combate e conscientização contra a dengue. Agentes de endemias irão visitar e orientar a população na limpeza do lote e distribuir sacos de lixo, além de verificar terrenos baldios recolhendo lixo e identificando possíveis criadouros do Aedes aegypti.


Sacos são entregues para moradores recolherem o lixo


A diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Cascavel, Maria Vilma Aguirre, lembra que uma das funções do agente de endemias é orientar a população a recolher os recipientes que podem acumular água em terrenos baldios. “O agente distribui sacos de lixo para a população um dia antes do mutirão. Quem deve fazer a limpeza dos lotes e residências são os proprietários dos imóveis”, frisa.

O secretário de Saúde, Ildemar Marino Canto, lembra que cada cidadão deve ser um agente de prevenção da dengue. “É nosso dever enquanto vigilantes da saúde pública adotarmos os cuidados necessários para prevenir a dengue. Só os profissionais de saúde não acabam com a dengue. É preciso participação de cada cidadão nesse processo”.

A ação terá início às 8 horas, no Bairro Universitário, área em que foi detectado dois dos quatro casos de dengue em Cascavel este ano e, no mesmo horário, no Bairro São Cristóvão, Região Leste da cidade.

Para tomar medidas preventivas e impedir que a dengue chegue até o seu bairro ou sua casa, a melhor atitude é combater os focos de acúmulo de água. Esses locais são propícios para a criação e reprodução do mosquito transmissor da dengue.

Ajude Cascavel a combater a dengue. Para prevenir a chegada da doença veja alguns cuidados importantes:


1 - Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.
2 - Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.
3 - Não jogue lixo em terrenos baldios.
4 - Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.
5 - Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje.
6 - Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.
8 - Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.
9 - Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.
10 - Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.
11 - Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.

FONTE: MINISTÉRIO DA SAÚDE

Nenhum comentário :