sexta-feira, 13 de maio de 2011

Cães abandonados recebem atenção

Follow momentodez on Twitter Voluntárias buscam apoio para ampliar atendimento aos animais abandonados

         Um grupo de protetores de animais, liderado por Ieda Ferreira Trindade, está buscando apoio da sociedade e de órgãos públicos para ampliar o atendimento e proteção aos animais abandonados nas ruas de Curitiba e cidades da região metropolitana. A intenção é garantir uma estrutura específica e a inclusão de seu trabalho programa de castração mantido pela prefeitura, que ajuda no controle da proliferação desenfreada de cães e gatos.

         As protetoras voluntárias recolhem os pequenos animais que são vítimas de atropelamento ou de maus tratos, providenciam tratamento quando necessário, trabalho de higiene e alimentação. Os cães e gatos recolhidos nas ruas são apresentados em uma feira de adoção de animais usados, que acontece todos os sábados, das 9h às 15h, nas intermediações da rotatória localizada na confluência das ruas Deputado Mário de Barros e Marechal Hermes, no Centro Cívico de Curitiba.

         A estrutura reivindicada por Ieda, que há duas décadas se dedica a resgatar e proteger animais abandonados, seria um espaço mais adequado e com cobertura para a realização da feira. O espaço utilizado atualmente, fica a céu aberto, o que prejudica o trabalho nos dias em que o clima apresenta variações, muito comuns em Curitiba.

         As protetoras dedicam algumas horas diárias para recolher os animais nas ruas, que são levados para as próprias residências. Sem apoio oficial, elas querem que a prefeitura ou outro órgão público, ajude no trabalho de castração de cães e gatos, serviço que acaba elevando muito os gastos das voluntárias.

         EXCESSO DE ANIMAIS – A ação de Ieda e seu grupo vai de encontro ao tema debatido em recente encontro promovido pela promotoria de Justiça e do Meio Ambiente do Ministério Público (MP). O órgão promoveu um debate onde ficou constatado o excesso de animais abandonados nas ruas de Curitiba.

         De acordo com o promotor Edson Luis Peters, este é um dos principais problemas identificados pelo MP. O controle de natalidade foi apontado como solução para o problema. O encontro reuniu representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, Conselho Municipal de Proteção animal, universidades com cursos de veterinária e entidades não governamentais de proteção aos animais.


**(( BOX ))**

Caíto Quintana encaminha o pedido de protetoras voluntárias de animais

         O deputado Caíto Quintana, líder do PMDB na Assembleia Legislativa, recebeu em seu gabinete Ieda Ferreira Trindade. Caíto disse que há um bom tempo acompanha o trabalho das protetoras voluntárias de animais que atuam em Curitiba e cidades da região metropolitana.

         Caíto enviou ofício da secretária de Urbanismo de Curitiba, Suely Hass, solicitando o agendamento de uma audiência de Ieda com os responsáveis pelo programa de castração mantido pela prefeitura. “É preciso uma conscientização da sociedade para evitar o abandono e o consequente sofrimento dos animais nas ruas”, disse o deputado.


SERVIÇO:
Feira de Adoção de Animais Usados
Dia e horário: Todos os sábados das 9h às 15h
Local: Confluência das ruas Deputado Mário de Barros e Marechal Hermes, no Centro Cívico de Curitiba
Mais informações sobre o trabalho das protetoras e como adotar animais abandonados pelos telefones (41) 3363-2369, 3206-2369 ou 9991-7906.


                                                      Foto legenda (cães maltratados)

Grupo quer ampliar o atendimento e proteção aos animais abandonados e maltratados em Curitiba

Fonte: e-mail -  ronipimentel@hotmail.com

Nenhum comentário :