quarta-feira, 18 de maio de 2011

Mia Cara Curitiba acontece do dia 27 de maio ao dia 05 de junho

Follow momentodez on Twitter              Mia Cara Curitiba acontece do dia 27 de maio ao dia 05 de junho
                                         Semana italiana terá espetáculo de luz ao ar livre

  Assessoria de Imprensa Prefeitura de Curitiba

Curitiba será palco, de 27 de maio a 5 de junho, do evento Mia Cara Curitiba, semana em comemoração aos 150 anos da unificação da Itália. A programação será aberta no dia 27, às 20h, na praça Generoso Marques, com espetáculo da companhia de entretenimento Studio Festi.
O grupo projetará o "Concerto de Imagens" nas fachadas do Paço da Liberdade e de outros prédios da praça, e iluminará o local com a instalação "Arquitetura de Luz".
"Durante todo o evento teremos uma bela programação cultural e social em espaços abertos da cidade para que todas as famílias curitibanas participem", diz o prefeito Luciano Ducci.
O Mia Cara Curitiba é uma realização consulado geral da Itália em Curitiba em parceria com a Prefeitura e o Instituto Municipal de Turismo.
A expectativa é que dez mil pessoas assistam à abertura da programação. Na ocasião, o Paço da Liberdade se iluminará. As bandeiras da Itália, do Brasil, do Paraná e de Curitiba cobrirão a fachada do prédio. Uma bailarina presa em uma esfera colorida voará acima do público ao longo da praça Generoso Marques e acenderá, com um toque, a "Arquitetura de Luz".
Até o fim do evento, em 5 de junho, a "Arquitetura de Luz" será acesa na praça diariamente, às 20h, precedida pelo “Concerto de Imagens”, uma composição de imagens que será projetada na fachada dos prédios.
"Com o Mia Cara Curitiba, vamos celebrar a amizade entre Brasil e Itália e também atrair um grande número de visitantes para Curitiba, movimentar o setor turístico", diz a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika. "O evento também antecipará as comemorações do Momento Itália-Brasil, celebração do ano da Itália no Brasil, que terá início em outubro, em todo o País".

O grupo - O Studio Festi cria eventos culturais monumentais, com linguagem estética e poética que se tornou uma referência no mundo. A abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno em Turim, o Campeonato Mundial de Natação em Roma, a homenagem de aniversário do terremoto de Kobe, no Japão, a entrada do solstício de verão em São Petersburgo, na Rússia, estão entre as grandes produções do Studio Festi.
Os eventos são projetados pelo artista italiano Valerio Festi e realizados pela dramaturga Monica Maimone. Os espetáculos comunicam, por meio de experiências visuais e emotivas, imagens tocantes, que despertam memórias.

Mais atrações - O evento Mia Cara Curitiba também terá exposições de fotografias e artes plásticas. De 28 de maio a 5 de junho, no Shopping Palladium, o público poderá conferir a mostra “Omaggio Alla Sicilia”, do artista italiano Paolo Barone, com imagens que retratam a natureza, arte, tradição e gastronomia siciliana.
No mesmo período, no Memorial de Curitiba, a fotógrafa Liz Wood apresentará Imigração Italiana e a artista Margot Ferrari Lago mostrará "Máscaras de Veneza", com curadoria de Leila Alberti e de Luis Molossi.
No dia 29, das 10h às 13h, haverá dança folclórica italiana com seis grupos paranaenses, no Memorial de Curitiba.
O Mia Cara Curitiba também apresentará a "Sentimana Della Gastronomia Italiana". Vários restaurantes farão um cardápio comemorativo para o jantar, com preço fixo de menu, que terá prato principal e sobremesa italianos. As casas também oferecerão opção de vinho.
Outra atração é a "Corritaliabrasile", no dia 29, corrida com percurso que atravessa Santa Felicidade, e a mostra de filmes italianos atuais na Cinemateca, de 30 de maio a 3 de junho, com sessões às 16h30 e 20h.
A produção do Mia Cara Curitiba é de Dado Dantas e Ilse Lambach. O site do evento é www.miacaracuritiba.com.

ATRAÇÕES:
Abertura com espetáculo do Studio Festi
Data: dia 27
Horário: às 20h
Local: praça Generoso Marques, no Centro
"Concerto e Imagens" e "Arquitetura de Luz", do Studio Festi
Data: diariamente, de 27 de maio a 5 de junho
Horário: 20h
Local: praça Generoso Marques, no Centro
Exposição fotográfica "Omaggio Alla Sicilia", de Paolo Barone
Data: de 28 de maio a 3 de junho
Horário: das 11h às 23h
Local: Shopping Palladium (avenida Presidente Kennedy, 4121, Portão)
Exposição "Imigração Italiana" e "Máscaras de Veneza"
Data: de 28 de maio a 5 de junho
Horário: das 9h às 18h
Local: Memorial de Curitiba (Rua Doutor Claudinho dos Santos, 79, Centro)
Apresentação de dança folclórica
Data: de 29 de maio a 5 de junho
Horário: às 10h
Local: Memorial de Curitiba (Rua Doutor Claudinho dos Santos, 79, Centro)
Sentimana Della Gastronomia Italiana
Data: de 28 de maio a 5 de junho
Local: vários
Corritaliabrasile
Data: dia 29
Horário: 7h20
Local: largada do Restaurante Madalosso (avenida Manoel Ribas, 5875, Santa Felicidade)
Mostra de Cinema - Filmes Italianos Atuais
Data: de 30 de maio a 3 de junho
Horários: sessões às 16h30 e 20h
Local: Cinemateca (rua Carlos Cavalcanti, 1174, Centro)
Canti d’Italia
Data: 4 de junho
Horário: 20h
Local: Canal da Música (Rua Julio Perneta, 695, Mercês)
Missa solene e apresentação de corais
Data: 5 de junho
Horário: 11h     
Local: Igreja do Rosário (praça Garibaldi, São Francisco)

Fonte: recebido de pamelaleony@hotmail.com

Nenhum comentário :