quinta-feira, 26 de maio de 2011

Daindo Quintana, pai de Caíto Quintana,recebe título de cidania no Rio Grande do Sul

Follow momentodez on Twitter Caíto Quintana acompanha o pai que vai receber o título proposto pelo presidente e o secretário da Câmara de Vereadores de Santo Augusto,  Horácio Ferrando Dornelles e Jorge Luiz da Silva
           Um dos primeiros colonizadores do Sudoeste do Paraná, Daindo Bueno Quintana, 93 anos, será homenageado nesta sexta-feira (27) com o título de Cidadão de Santo Augusto, sua cidade natal no Rio Grande do Sul. Seu Daindo, como é conhecido, é pai do deputado estadual Caíto Quintana, líder do PMDB na Assembleia Legislativa.

            A homenagem foi proposta pelos vereadores Horácio Ferrando Dornelles e Jorge Luiz da Silva, presidente e secretário da Casa de Leis, respectivamente. A sessão solene para entrega do título está programada para iniciar as 20h no Plenário da Câmara de Vereadores de Santo Augusto.

            O deputado Caíto Quintana viajou ao Rio Grande do Sul para acompanhar o pai para a homenagem  no município gaúcho. "É uma honraria muito grande para a nossa família, amigos e companheiros. Estarei junto com meu pai, unido a ele e acompanhando de perto o reconhecimento a homenagem a este senhor de 93 anos que muito me orgulha", declarou o líder do PMDB.

            CONTEXTO – O título, de acordo com os autores do decreto legislativo 129, de 16 de maio de 2011, é um reconhecimento aos trabalhos prestados por Seu Daindo dentro do movimento emancipacionista e pelos relevantes serviços realizados a toda comunidade durante o período que o mesmo residiu em Santo Augusto.

            Horácio Dornelles e Jorge da Silva informam que Daindo nasceu em Santo Augusto no final da década de 1910, onde residiu até década de 1960. O pai de Caíto Quintana é tido como um dos pioneiros e batalhador das causas da comunidade santo-augustense. "Foi e é um grande homem, por isso nossa homenagem a ele", afirmam.


***(( BOX ))***

Município começou a ser formado um
ano antes do nascimento de Seu Daindo

            Localizado na região do Noroeste Colonial do Rio Grande do Sul, Santo Augusto está de 480 quilômetros da capital Porto Alegre. O município está na região limítrofe das cidades de Ijuí, Coronel Bicaco, Três Passos, Palmeira das Missões, Santa Rosa, entre outros.

            A formação da comunidade teve origem em 1918, um ano antes do nascimento de Seo Daindo, com a instalação de uma casa comercial às margens da estrada que ligava a Colônia Militar do Alto Uruguai a Ijuí e Catuípe (este conhecido por Rio Branco). O estabelecimento foi instalado por Pompílio Silva, com apoio do fazendeiro João Batista Chagas, o qual possuía grande parte das terras desta região.

            Em 28 de outubro de 1928, Santo Augusto passou a ser Distrito de Palmeira das Missões e em 1945, com a emancipação de Três Passos, passou a integrar este, na condição de Distrito. Em 1959, pela Lei Estadual n° 3.721 de 17 de fevereiro, foi criado o Município de Santo Augusto.


                                                  Foto legenda (2605pai do caito)

Daindo Bueno Quintana, pai do deputado Caíto Quintana, recebe nesta sexta (27) o título de cidadania de Santo Augusto, no Rio Grande do Sul

Foto: Acervo da Família Quintana

Nenhum comentário :